Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Siga estas dicas de economista para não cair em golpes da Black Friday

Economista dá dicas para fazer compras seguras na Black Friday e explica se é melhor comprar à vista ou parcelado

Por Camila Pati
Atualizado em 25 nov 2020, 17h53 - Publicado em 25 nov 2020, 17h30
Black Friday 2020
Black Friday: expectativa é de aumento no volume de compras online neste ano de pandemia (Marcos del Mazo/LightRocket/Getty Images)
Continua após publicidade

Quando a oferta é milagrosa, desconfie. Esse deve ser um mantra para os consumidores que pretendem aproveitar os descontos e promoções oferecidos por lojas, empresas e sites na Black Friday, nesta sexta-feira, 27.

O ideal é já ir pesquisando preços antes da data. As pessoas melhor preparadas e com menos chance de não caírem no golpe mais comum da Black Friday de pagar “ tudo pela metade do dobro” são aqueles consumidores precavidos que pesquisaram preços ao longo dos meses, segundo o economista Ricardo Balistiero, coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia.

“É importante verificar se realmente a Black Friday está com desconto”, diz. Os principais erros que levam muitos brasileiros a um nível de endividamento preocupante são as compras por impulso, sem pesquisa de preços e sem necessidade. Não é porque há desconto em um determinado produto/serviço que precisamos comprar. Precisamos mesmo? Temos que ter essa pergunta em mente”, indica.

Além de subir os preços na véspera, outros golpes frequentes na Black Friday são vender e não entregar, ou não ter o produto em estoque. E como grande parte do comércio neste ano de pandemia se prepara para volume maior de compras online, é importante pesquisar também a reputação do site.  Aposte em sites com histórico confiável. Descontos muito grandes são sinal amarelo indicador de fraude. 

Continua após a publicidade

É melhor comprar à vista ou parcelado na Black Friday?

Uma dúvida comum de muita gente está na hora de decidir se compra à vista ou parcelado. Segundo o economista, é preciso levar em conta o valor do desconto à vista e os juros embutidos nas parcelas.

Só vale a pena comprar parcelado se não houver desconto à vista, normalmente na Black Friday não há desconto à vista, e se não houver cobrança de juros”, diz. Se não houver cobrança de juros, é melhor deixar o dinheiro aplicado e comprar parcelado, embora a taxa de rendimento no Brasil seja baixa, explica Balistiero. “Se houver desconto à vista, desde que seja superior a 2% a 3%, vale a pena pagar à vista, pois esse desconto é superior à taxa Selic”, diz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.