Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pedra nos rins: 11 mitos e verdades

Confira o que está certo e errado para evitar o tão indesejado cálculo renal.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 01h42 - Publicado em 14 set 2014, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Beber muita água é ótimo para prevenir pedra nos rins. O ideal é tomar um copo a cada duas horas.
    Foto: Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images

     

    1. Tomar leite ajuda a formar cálculo renal

    Mito. Fala-se muito que o leite deve ser evitado porque tem cálcio na composição e pode provocar o surgimento de pedra nos rins. Na verdade, tirá-lo da dieta pode causar outro problemão: a osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Nelson Gattás, da Universidade Federal de São Paulo, orienta que é necessário tomar pelo menos uma xícara de leite por dia. Essa regra vale principalmente para as mulheres.

    2. O cálcio é o grande vilão dos rins

    Continua após a publicidade

    Mito. Alguns especialistas tornaram-se defensores do cálcio nos últimos anos. A principal razão para essa mudança de opinião é que a ausência dele no corpo diminui a eliminação de oxalato, substância que compõe o cálculo renal. Ou seja: na verdade o cálcio ajuda a evitar a doença.

    3. Beber muita água é o melhor remédio

    Verdade. Todos sabem como é importante tomar água para prevenir a formação de pedras nos rins. Mas preste atenção no modo como você faz isso. Evite beber muita água apenas de manhã e se esquecer desse hábito pelo resto do dia. A dica é tomar um copo de água a cada duas horas.

    4. Quem já teve uma vez com certeza terá de novo

    Continua após a publicidade

    Mito. De cada 100 pessoas que tiveram pedra nos rins, 50 terão novamente em dez anos. Para evitar o retorno do problema, é preciso cuidar da alimentação. A pessoa deve comer menos proteína (carnes, salsicha, bacon, mortadela, salame e lingüiça), usar menos sal na comida e beber muito mais água.

    5. Cerveja evita esse mal

    Verdade. Assim como o café, ela estimula o fluxo urinário e pode auxiliar na prevenção. Mas não se esqueça de que a cerveja é uma bebida alcólica. Então, modere!

    6. Comer feijão faz mal

    Continua após a publicidade

    Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

    7. Expelir a pedra dói como parto

    Mito. Há pacientes que até gritam de dor, enquanto outros não sentem nada. O grau do incômodo depende da posição da pedra: quanto maior a obstrução da urina, maior será a dor.

    8. O problema é genético

    Continua após a publicidade

    Verdade. Não é porque seus pais tiveram pedra nos rins que você obrigatoriamente terá. Mas fique alerta: 10% dos casos ocorrem por causa de algum fator genético. Lembre-se de que os hábitos alimentares passam de geração em geração. Então, nada como uma alimentação regulada para pôr fim a essa herança.

    9. Falta de exercício ajuda a provocar a doença

    Mito. Não há estudos provando que exercícios evitam o cálculo renal, mas é bom praticar atividades físicas com frequência. Afinal, o sedentarismo quase sempre está acompanhado da má alimentação.

    10. Há um tratamento de choque

    Continua após a publicidade

    Verdade. Quando as pedras não são eliminadas com a urina, há dois tratamentos: um aparelho que emite choques hidráulicos sobre a barriga e a cirurgia endoscópica.

    11. A principal causa é a dieta desregulada

    Verdade. A doença está diretamente associada a hábitos alimentares errados. Se você gosta muito de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados, cuidado! Você está dentro do grupo de risco. Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.