PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novos rótulos de alimentos começam a valer no domingo. Veja as mudanças

Novos rótulos trarão informações mais claras sobre excesso de sódio, açúcar adicionado e gordura

Por Da Redação
5 out 2022, 11h34
novos rotulos de alimentos
Novos rótulos de alimentos serão mais claros para o consumidor.  (Ivan Samkov/Pexels)
Continua após publicidade

A partir de domingo (9), os rótulos dos alimentos estarão de cara nova. A tabela nutricional e a parte frontal das embalagens ganharão novos selos, tudo para tornar a identificação de altos índices de açúcar, gordura saturada ou sódio mais fácil.

A Organização Panamericana de Saúde (Opas) defende há anos a alteração, já que o excesso destes componentes está associado ao aumento de doenças como diabetes e obesidade. Na América, Chile, Canadá, Uruguai, Peru e México já aderiram a este tipo de rotulagem mais clara.

O que muda nos novos rótulos de alimentos?

novos rotulos alimentares tabela nutricional
Nos novos rótulos, tabela nutricional ganhará uma terceira coluna. (Foto:/Divulgação)

A primeira grande diferença está na tabela nutricional, geralmente encontrada na parte de trás ou lateral das embalagens. Antes, a tabeça tinha apenas duas colunas – uma com o teor de nutrientes em porções indicadas pelo fabricante, e outra com a porcentagem com base em uma dieta diária de 2 mil calorias. Agora, ela ganha uma terceira coluna com o valor nutricional baseado em uma porção padrão de 100 ml ou 100 g.

novos rótulos alimentares lupa
Ícone de lupa na parte frontal indicará alimentos com excesso de sódio, gordura ou açúcar. (Foto:/Divulgação)
Continua após a publicidade

A segunda diferença está na adição de um rótulo frontal, que terá o ícone de uma lupa quando a quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio presentes em 100 g for maior do que a recomendada pela Anvisa. Com isso, fica mais fácil identificar aqueles alimentos que não são saudáveis.

As alegações nutricionais (aquelas que apontam características positivas, como mais porcentagem de um nutriente ou ser livre de gordura trans) continua sendo voluntária, mas agora os critérios serão mais rigorosos para você ter certeza de que está mesmo fazendo um bom negócio. Se o alimento tiver lupas, esse tipo de alegação não poderá estar na parte frontal. Alimentos altos em açúcar não poderão ter alegação nutricional relativa a açúcares. O mesmo acontece com os com alto índice de gordura saturada, que não poderão alegar nada sobre gorduras totais, saturadas, trans e colesterol – e de sódio.

Prazo para mudança

Ficou determinado que os produtos lançados devem sair de acordo com as novas regras a partir de 9 de outubro deste ano, com exceção de bebidas não alcóolicas com embalagem retornável, produtos artesanais, produtos fabricados por agricultor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual e agroindústria de pequeno porte, que terão um prazo maior para se adequar.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.