Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Esclareça 6 dúvidas sobre febre amarela

De acordo com o Ministério da Saúde, todos devem ser vacinados

Por Débora Stevaux Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jan 2018, 11h27 - Publicado em 17 jan 2018, 13h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil está enfrentando um surto de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Somente no estado de São Paulo, já foram registradas 21 mortes decorrentes da variação silvestre da doença, conforme apontou a Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu São Paulo como área de risco.

    Publicidade

    Mireille Spera, infectologista do Instituto de Neurologia de Curitiba, esclarece as principais dúvidas:

    Publicidade

    Nós estamos enfrentando um surto de febre amarela?

    Sim. Algumas cidades dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo estão enfrentando um surto de febre amarela.

    Qual é a diferença entre a febre amarela urbana e a silvestre? A que está afetando as pessoas, hoje, no Brasil, é de qual tipo?

    Na febre amarela silvestre, os hospedeiros são os primatas não-humanos, ou seja, macacos. Além disso, o vírus é transmitido através da picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Quando o homem que não está imunizado contra o vírus entra na mata para trabalhar ou por motivo de turismo e é picado pelo mosquito infectado,  pode retornar à área urbana iniciando o ciclo urbano da febre amarela. O ciclo urbano, por sua vez, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, somente a febre amarela silvestre está ocorrendo no Brasil.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De que forma a doença pode ser transmitida e quais são os sintomas que devemos ficar atentos?

    A principal forma de transmissão é através da picada do mosquito infectado pelo vírus. Os sintomas da sua forma mais leve são: febre, dor de cabeça e no corpo (intensa nas articulações), cansaço, náuseas e vômitos. Já a forma mais grave se manifesta através da febre alta, olhos e pele de coloração amarelada (icterícia), inflamação dos rins e do fígado e hemorragias.

    O Ministério da Saúde emitiu um comunicado oficial dizendo que está fracionando a vacina. Como funciona esse fracionamento? Isso significa que as doses ficarão mais fracas?

    O fracionamento de dose é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há necessidade de realizar a vacinação em larga escala. Utiliza-se um quinto da dose habitual, segundo estudos conferindo imunidade por um tempo inferior à vacina habitual, que garante a imunidade para toda vida. Este esquema de vacinação foi implantado em 2016 na República Democrática do Congo para lidar com surtos de doenças com sucesso.

    Publicidade

    De que forma podemos prevenir o aparecimento da febre amarela? Por que se vacinar é importante?

    A principal forma de prevenir a doença é através da vacinação. No caso de pessoas que vão viajar para áreas de risco, é importante que a vacina seja tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Aqueles que residem em áreas de risco e que não apresentem contraindicações também devem ser vacinados.

    Continua após a publicidade

    Segundo o Núcleo de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não podem tomar a vacina contra a febre amarela:

    Publicidade

    O uso de repelentes também é importante como medida adicional e o combate aos focos de mosquitos nas áreas urbanas.

    Como funciona o tratamento? A febre amarela pode matar? Há cura?

    Não existe tratamento específico para o vírus da febre amarela, somente o controle dos sintomas. As formas leves e moderadas evoluem para cura e as formas graves apresentam uma mortalidade que pode variar de 20 a 50%.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Consulte o site do Ministério da Saúde para mais informações, incluindo zonas de risco e postos que fazem parte da campanha de vacinação.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.