Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Talíria Petrone: “Dizem que eu deveria ser furada como Marielle”

A deputada federal teve ameaças de morte interceptadas pela polícia. Ela conversou com CLAUDIA logo após o ocorrido, em agosto

Por Ana Carolina Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Letícia Paiva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 nov 2020, 19h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Talíria Petrone (PSOL) convive com ameaças de morte desde sua eleição em 2016 como vereadora de Niterói, no Rio de Janeiro. Neste ano, como deputada federal, a parlamentar foi alvo de um atentado organizado pelo miliciano Edmilson Gomes Menezes, conhecido como Macaquinho, segundo revelou VEJA. O miliciano tem relação com o “escritório do crime”, que funciona como ponto de encomenda de assassinatos no Rio.

    Publicidade

    Foragido da polícia e réu em três crimes de homicídio, Macaquinho já foi apontado em investigações como um dos responsáveis pela execução da vereadora Marielle Franco, que era amiga de Talíria, e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Porém, a polícia e o Ministério Público desconsideraram a participação do miliciano, responsabilizando apenas o policial reformado Ronnie Lessa e do ex-agente Élcio Queiroz. Ambos estão presos na Penitenciária Federal de Porto Velho.

    Publicidade

    O plano do atentado foi descoberto por conta de duas denúncias feitas por meio do Disque Denúncia, em agosto. Em decorrência da gravidade, a equipe da deputada foi comunicada imediatamente. Assim, Talíria passou a contar com escolta de agentes da Polícia Legislativa.

    Em 21 de agosto, Talíria deu uma entrevista à editora de comportamento e sociedade de CLAUDIA, Letícia Paiva, sobre violência contra mulheres no ambiente político. Na época, a parlamentar havia recebido a denúncia da ameaça há uma semana. Como as investigações eram iniciais, suas falas não foram divulgadas no momento por questão de segurança.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Recentemente, o Disque Denúncia identificou uma possível reunião de milicianos dizendo que eu tinha que ser assassinada antes das eleições. E eu estou de licença-maternidade. É quase inacreditável”, revelou Talíria, que não vive mais no Rio de Janeiro por conta das ameaças. “Isso tira uma energia para produzir luta e leis. Ficamos psicologicamente abalados”.

    Segundo ela, as redes sociais podem democratizar as informações, mas ainda são muito violentas. “As ameaças de morte, como ‘vai ficar furada como Marielle, é a próxima, a milícia tem que te colocar no caixão’ saem de lá. Além de planos de assassinatos na deep web”, contou a parlamentar.

    Publicidade

    A rotina dela foi transformada a partir da sua eleição, em que demanda urgentes de direitos humanos, como direitos das mulheres e de negros e segurança pública, são defendidas veemente. “Antes da execução da Marielle, o nível de tensão já era grave. Mas a ocupação no parlamento obrigou uma mudança muito radical de vida. Do ônibus e da bicicleta para o carro blindado, da roda de samba para o cuidado de onde vai se divertir. Isso afasta”, disse Talíria. Os ataques se tornaram ainda mais cruéis com a maternidade. “Agora, tenho uma filha também. Me questiono às vezes, mas sei que ainda vale a pena”, pontuou.

    Continua após a publicidade

    Nesta quinta-feira (12), a deputada também se pronunciou sobre o plano de assassinato por meio de uma nota divulgada a CLAUDIA. “Convivo com ameaças desde o início da vida pública. Os riscos à minha vida foram mudando de patamar e, neste momento, devido à gravidade da situação, fui obrigada a sair temporariamente do Rio de Janeiro com minha família enquanto aguardamos a investigação. Considero o cerceamento ao meu exercício parlamentar um ataque frontal à democracia e exijo poder, o mais breve possível, voltar ao território que me elegeu e onde preciso e quero estar para seguir cumprindo a tarefa para a qual fui eleita com mais de 107 mil votos”, disse.

    Publicidade

    Mais de 600 pessoas assinaram o manifesto feito pela equipe de Talíria para alertar sobre os ataques sofridos por ela. Além disso, parlamentares de países como Colômbia, Estados Unidos, Suíça, Venezuela, políticos brasileiros e outras personalidades também declaram apoio à parlamentar.

    Para a deputada, o enfrentamento dessa violência deve ocorrer com a presença cada vez maior de mulheres na esfera política. Posteriormente, Talíria também recorreu à Organizações das Nações Unidas para cobrar um posicionamento do Governo Federal não só das denúncias em que é vítima, como também do caso de Marielle e de todas as mulheres ameaçadas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O ataque

    De acordo com relatos de fontes anônimas a VEJA, o ataque teria sido planejado dentro do presídio Bangu 9, onde há três detentos investigados no inquérito do caso Marielle e Anderson. As informações apontam que milicianos junto de Macaquinho que articulavam o crime.

    Para investigar a denúncia, uma busca e apreensão dentro do presídio recolheu um celular. Os agentes aguardam a autorização judicial com a quebra de sigilo para acessar o conteúdo do aparelho.

    Em agosto de 2018, o miliciano Orlando da Silva Araújo, também apontado por envolvimento no caso de Marielle e Anderson, revelou a existência do Escritório do Crime em um depoimento ao Ministério Público.

    Continua após a publicidade

    Leia também:

    As mulheres latinas desafiam a implacável violência política de gênero

    Campanhas nacionais visam ampliar a participação das mulheres na política

    Continua após a publicidade

    As mulheres latinas desafiam a implacável violência política de gênero

    O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.