Quatro amigas de Marielle Franco são eleitas deputadas no RJ

Estas mulheres negras conquistaram cadeiras tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa

O assassinato de Marielle Franco, que ocorreu em março, segue sem esclarecimentos, porém repercutiu nas eleições de 2018. Quatro amigas e ex-assessoras da vereadora representante da Maré vão ocupar, a partir de 2019, três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma cadeira na Câmara.

Talíria Petrone, Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro foram eleitas pelo PSOL – partido no qual Marielle era filiada. Talíria, eleita deputada federal, foi a 9ª mais votada no estado do Rio de Janeiro. Já Renata, Mônica e Dani ocuparam, respectivamente, o 9º, o 28º e o 48º lugar na Assembleia, como deputadas estaduais.

Após o fechamento das urnas, as deputadas estaduais postaram no Twitter uma fala sobre suas vitórias. “Honramos a memória de Marielle Franco. Sou uma das três mulheres negras do PSOL eleita para a Alerj. Nunca mais estaremos sozinhas nos espaços de poder”, afirma Renata. “Foi só o começo de algo que a gente já começou há muito tempo, de uma nova política que tentaram silenciar e não conseguiram”, disse Dani.

Mônica Francisco, via Instagram, comemorou sua eleição e também postou um vídeo em que comemora a vitória de Erica Malunguinho, primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual em São Paulo.

Confira os posts:

Leia também: Vote no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacam em suas áreas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s