Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quatro amigas de Marielle Franco são eleitas deputadas no RJ

Estas mulheres negras conquistaram cadeiras tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa

Por Anna Laura Moura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 out 2018, 18h29 - Publicado em 9 out 2018, 18h20

O assassinato de Marielle Franco, que ocorreu em março, segue sem esclarecimentos, porém repercutiu nas eleições de 2018. Quatro amigas e ex-assessoras da vereadora representante da Maré vão ocupar, a partir de 2019, três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma cadeira na Câmara.

Talíria Petrone, Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro foram eleitas pelo PSOL – partido no qual Marielle era filiada. Talíria, eleita deputada federal, foi a 9ª mais votada no estado do Rio de Janeiro. Já Renata, Mônica e Dani ocuparam, respectivamente, o 9º, o 28º e o 48º lugar na Assembleia, como deputadas estaduais.

Após o fechamento das urnas, as deputadas estaduais postaram no Twitter uma fala sobre suas vitórias. “Honramos a memória de Marielle Franco. Sou uma das três mulheres negras do PSOL eleita para a Alerj. Nunca mais estaremos sozinhas nos espaços de poder”, afirma Renata. “Foi só o começo de algo que a gente já começou há muito tempo, de uma nova política que tentaram silenciar e não conseguiram”, disse Dani.

Mônica Francisco, via Instagram, comemorou sua eleição e também postou um vídeo em que comemora a vitória de Erica Malunguinho, primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual em São Paulo.

Confira os posts:

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

50888, primeiro é nós e depois é nós de novo! . É felicidade que não me cabe! Além de conseguirmos nos eleger, aqui no Rio, também vimos nossa irmã @erica.malunguinho50888 ser eleita em São Paulo! Erica é a primeira mulher trans a ser eleita Deputada Estadual no Brasil, e vai cumprir um papel fundamental na busca por direitos sociais. É representatidade que chama! . Nós tivemos durante a campanha o mesmo número, o 50888. Dividimos o fato de sermos mulheres negras, ela trans e eu cis. Tenho a certeza de que mesmo em estados diferentes vamos constituir mandatas que se comunicam e que se alimentam nas experiências. Vai ser coletivo e vai ser lindo!

A post shared by Mônica Francisco (@monicasfrancisco) on

Leia também: Vote no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacam em suas áreas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.