Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rainha Elizabeth faz “generosa doação” aos refugiados ucranianos

Palácio de Buckingham confirma que monarca doou dinheiro de seu fundo privado para Comitê que reúne ONGs, mas não divulga o valor

Por Da Redação
Atualizado em 8 set 2022, 10h57 - Publicado em 5 mar 2022, 13h17

Apesar da obrigatoriedade de permanecer neutra em conflitos políticos, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, realizou uma doação para ajudar os refugiados ucranianos que fogem do país após a invasão da Rússia. Conforme informou o Comitê de Emergência para Desastres, uma organização britânica da qual fazem parte 15 ONGs, entre elas a Cruz Vermelha, Oxfam e Save The Children, a monarca fez uma “generosa doação” de fundos em auxílio às mais de um milhão de pessoas que deixaram suas casas para escapar da guerra, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). 

“Muito obrigado à Sua Majestade, a Rainha, por continuar apoiando o Comitê de Emergência de Desastres e por fazer uma generosa doação ao apelo humanitário na Ucrânia”, escreveu a organização no Twitter. O Palácio de Buckingham confirmou ao jornal britânico The Sun que a Elizabeth doou capital retirado do seu próprio fundo privado, mas não divulgou o valor do gesto de caridade.

Ainda que não possa fazer declarações oficiais sobre o conflito, o mais grave a eclodir na Europa nas últimas décadas, a monarca manifestou-se adiando um evento diplomático que ela sediaria no Castelo de Windsor, no dia 2 de março, após a eclosão do conflito russo-ucraniano. Porta-vozes da família real confirmaram que tal adiamento não tem a ver com a recuperação de Elizabeth II, de 95 anos, que foi diagnosticada com covid-19 no dia 20 de fevereiro. “A rainha aceitou o conselho do secretário de Relações Exteriores de que a recepção diplomática em Windsor na quarta-feira, 2 de março, deve ser adiada”, diz um comunicado do Palácio de Buckingham.

Apesar do silêncio da matriarca e monarca do Reino Unido, outros membros da família real, como o príncipe Harry e a duquesa Meghan Markle, condenaram os ataques russos na Ucrânia. “Nós, príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estamos com o povo da Ucrânia contra essa violação do direito internacional e humanitário e incentivamos a comunidade global e seus líderes a fazerem o mesmo”, disse um comunicado de ambos. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.