Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nadia, a tigre fêmea que testou positivo para Covid-19

A fêmea apresentou os primeiros sintomas na última semana de março e foi infectada após o contato com humanos

Por Da Redação
Atualizado em 8 abr 2020, 14h58 - Publicado em 8 abr 2020, 10h51

Nadia é uma tigresa de quatro anos que é uma das atrações do Zoológico do Bronx, em Nova York. Essa semana, infelizmente, ela virou notícia por ser o primeiro animal selvagem conhecido por ter sido infectado com o novo coronavírus nos Estados Unidos. Nadia foi testada positivo para a Covid-19 no domingo (5), os veterinários do zoológico confirmaram.

Nadia mostrou os sintomas após desenvolver uma tosse seca. e perder o apetite Segundo o zoológico, ela foi infectada depois de ter tido contato com um funcionário que não tinha nenhum sintoma aparente, o chefe dos veterinários, Paul Calle.  O caso de Nadia, segundo o New York Times, é o primeiro oficial de animal com o vírus nos Estados Unidos. Outro caso conhecido de infecção de animal foi a de um gato doméstico, na Bélgica, que manifestou os sintomas e foi testado positivo, em março. O vírus foi transmitido para o gato por sua dona. Ambos permanecem em isolamento.

 

(James Devaney/Getty Images)

No zoológico do Bronx, além de Nadia, outros quatro tigres e três leões que manifestaram a mesma tosse seca e também deixaram de se alimentar, estão em observação. Apenas Nadia foi testada, para poupar os outros animais de passar pelo procedimento, que inclui anestesiá-los. Os testes em animais foram feitos com um material diferente do que é usado para testar humanos, que não tem em quantidade suficiente para testes sem suspeita.

“Os animais estão tomando medicamento, incluindo anti-inflamatório”, explicou Calle. “Já foram feitos alguns testes em cachorros e gatos, mas nenhum que tenha sido identificado com COVID-19”, ele acrescentou.

Os sintomas de Nadia começaram a ser identificados na última semana de março, quando a curva crescente de casos nos Estados Unidos subiu. Ela segue em observação e isolamento, mas passa bem.  

Continua após a publicidade

Ansiedade e dúvidas

A notícia de animais infectados causam mais ansiedade e dúvidas em tempos em que todos estão quase no limite. Desde que o novo coronavírus ficou efetivamente conhecido, há pouco mais de quatro meses, as dúvidas de contaminação de animais, especialmente os domésticos, permanecem em grande parte sem respostas. A infecção da tigresa nos Estados Unidos não é ainda a prova de que felinos seriam mais sucetíveis ao contágio.

“A propagação atual da Covid-19 se deve ainda pela transmissão de humano para humano”, esclareceu a Organização Mundial de Saúde animal (OIE), que acompanha e investiga os casos. “Não há nenhuma razão para tomar medidas relacionadas aos animais domésticos afetando o bem-estar das pessoas”, diz a OIE.

“A OIE mobilizou vários grupos técnicos que estão trabalhando para providenciar conselhos científicos sobre a COVID-19, a saúde pública e saúde pública dos animais”, explicou a Organização. “O objetivo é desenvolver um programa de longo termo para ajudar na compreensão, dinâmica e riscos sobre a vida dos animais e reduzir os riscos de futuros casos de contágio”, diz.

 

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.