Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulher é impedida de amamentar em terminal de ônibus do ABC

Segundo as autoridades do local, a mãe estava cometendo um "atentado violento ao pudor"

Por Da Redação
Atualizado em 11 jul 2018, 20h30 - Publicado em 11 jul 2018, 20h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma mulher de 21 anos foi impedida de amamentar o seu filho de um mês de idade no Terminal de Ônibus Vila Luzita, em Santo André, Grande SP, após três seguranças do local impedirem a passageira e um deles alegar que o ato era considerado “atentado violento ao pudor”.

    Publicidade

    “Eu tinha saído de uma consulta médica e já fazia uma hora que eu estava esperando o ônibus quando decidi amamentar meu bebê. Tirei ele do sling, levantei a blusa e estava arrumando o sutiã de amamentação quando três homens (seguranças) me abordaram”, relatou Thaís Magalhães em entrevista ao G1 sobre o episódio que passou na manhã desta terça-feira (10).

    Publicidade

    Thaís é dona de casa e esta foi a primeira vez que tentou alimentar seu filho em local público. “Um deles me disse que lá não podia tirar o peito para dar [de mamar]. Quando perguntei o porquê, ele disse que era a norma por se tratar de atentado violento ao pudor. E disse que se eu continuasse ele chamaria a polícia”, afirmou.

    “Eu perguntei se eu não poderia sair, ir até o banheiro e amamentar lá, mas me disseram que não, que se eu saísse não poderia voltar mais. Eu disse que pagaria de novo para entrar se fosse preciso porque o bebê precisava mamar, mas me disseram que, se eu insistisse, eles chamariam a polícia.”

    Publicidade

    Neste momento da discussão, Thaís contou que o seu ônibus chegou e alguns passageiros estavam observando o episódio. “Entrei no ônibus e fiquei meio sem saber o que fazer. Que eu saiba é permitido amamentar em qualquer lugar. Mas todo mundo ficou me encarando como se eu tivesse feito algo de errado. Me senti minúscula e coagida, como se eu estivesse expondo meu filho, como se amamentar fosse algo errado.”

    Continua após a publicidade

    A Prefeitura de Santo André, órgão responsável pela administração do terminal, emitiu uma nota sobre o caso afirmando que não tem conhecimento nenhum sobre a restrição de amamentação em locais públicos na cidade. “A administração, por meio da SAtrans (autarquia que gerencia o transporte municipal), já cobrou um posicionamento da empresa concessionária (Suzantur) sobre o ocorrido no Terminal da Vila Luzita.”

    Publicidade

    O caso ganhou tanta repercussão que um “mamaço” foi organizado para a próxima quinta-feira (12), no mesmo terminal de ônibus, que pretende reunir diversas mães para amamentar seus filhos. “Minha irmã ajudou a organizar o encontro para que a causa ganhe visibilidade. Nós não vamos deixar que isso passe em branco. Eu estarei lá com certeza. Quando você se sente apoiada, se torna mais fácil”, disse Thaís.

     

    Publicidade

    Veja também: “Não passei pela gestação, mas consigo amamentar minha filha adotiva”

    Continua após a publicidade

    Senadora australiana faz história ao amamentar no Parlamento

    Publicidade

    Siga CLAUDIA no Instagram

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.