Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ministério manda recolher dez marcas de azeite; veja quais são

A decisão ocorreu após a identificação de um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados

Por Da Redação
16 mar 2024, 15h22

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou na última sexta-feira (15) que dez marcas de azeite extravirgem sejam retiradas de circulação por comerciantes, varejistas e atacadistas. A decisão ocorreu após a identificação de um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.

A ação faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani e, segundo o Ministério, a medida é cautelar e está respaldada pelo Decreto nº 11.130. Entre as marcas envolvidas no caso estão Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

Veja a lista de marcas de azeites que deverão ser retiradas de circulação:

  • Terra de Óbidos;
  • Serra Morena;
  • De Alcântara;
  • Vincenzo;
  • Az Azeite;
  • Almazara;
  • Escarpas das Oliveiras;
  • Don Alejandro;
  • Mezzano;
  • Uberaba.

Operação Getsêmani

A Operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março no município de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), com a participação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC RJ) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP). 

Na ação foi realizado o fechamento cautelar da indústria, apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e de diversos tipos de rótulos e embalagens.  

Azeite é um grande aliado para a coagulação do sangue.
Ministério orienta aos consumidores que tenham adquirido azeite dessas marcas para que não os consumam e que peçam a troca dos produtos (HakanEliacik / 500px (Getty)/Reprodução)

Além disso, no último dia 7, também no âmbito da operação, uma fábrica de azeite falsificado teve as portas fechadas pela polícia em Saquarema (RJ). Já no dia seguinte, um caminhão que transportava materiais irregulares foi apreendido.

Continua após a publicidade

Além da composição desconhecida, foram identificadas produção e comercialização em condições higiênico sanitárias inadequadas em estabelecimento clandestino, ocasionando risco à saúde pública e concorrência desleal. 

A fraude mais comum na fabricação de azeite de oliva é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. Também são encontrados casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extra virgem. Nesta reportagem, você entende melhor sobre os processos de produção de um azeite de qualidade.

Confira abaixo a lista detalhada de produtos com determinação de recolhimento e proibição de comercialização:

Mapa determina recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem
Tabela mostra os produtos com determinação de recolhimento e proibição de comercialização (Ministério da Agricultura e Pecuária/Reprodução)

Como os consumidores devem proceder

O Ministério orienta aos consumidores que tenham adquirido azeite dessas marcas para que não os consumam e que peçam a troca dos produtos, conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Continua após a publicidade

Após o recolhimento, os fornecedores devem comunicar o Ministério pelo canal Fala.BR para que seja realizada a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos. A pasta diz ainda que os clientes podem comunicar o ministério por meio do canal informando o local onde o produto foi adquirido.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.