Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Eventos online alertam sobre a devastação da floresta no Dia da Amazônia

Festivais, lives e atos virtuais pretendem chamar a atenção para os crescentes desmatamentos e queimadas na Floresta Amazônica

Por Gabriela Maraccini (colaboradora)
Atualizado em 16 set 2020, 13h31 - Publicado em 5 set 2020, 10h07

Neste sábado (5), é celebrado o Dia da Amazônia, que tem o objetivo de chamar atenção para o bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta e é extremamente rico em biodiversidade.

Para enaltecer a importância da data e, principalmente, alertar para o desmatamento e queimadas que corroem a Floresta Amazônica, eventos e festivais online estão programados para o sábado. CLAUDIA selecionou alguns deles:

Amazon Alarm

A organização Greenpeace e as produtoras independentes Flow, do Brasil, e Flake, da Noruega, se uniram para realizar um evento online beneficente no sábado com shows ao vivo. Por meio da música, o intuito é chamar atenção para o aumento do desmatamento e queimadas na Amazônia nos últimos anos.

No último ano, entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As queimadas neste ano são 45% maiores do que a média de dez anos e 35% maiores do que nos últimos três anos, de acordo com relatório realizado pela organização ambiental WWF e o Boston Consulting Group (BCG).

View this post on Instagram

Nesse sábado (5) a Amazônia vai reinar absoluta ao som de artistas do Brasil, Noruega e Estados Unidos, como @donavon_frankenreiter (USA), @sondrelerche e @Agnesnunes, que com apoio das produtoras Flake e Flow, além do Greenpeace, oferecerão seus shows em homenagem à floresta e seus povos. O #AmazonAlarm contará ainda com bate-papos com os artistas. Começa às 15h, com transmissão ao vivo pelo site do evento (link na bio). Não deixe de participar do Dia de Ação Global pela Amazônia! #TodosPelaAmazônia

A post shared by Greenpeace Brasil (@greenpeacebrasil) on

O festival reúne artistas do Brasil, Estados Unidos e Noruega para performances ao vivo. AURORA e Boy Pablo, da Noruega; Donavan Frankenreiter, dos Estados Unidos; Nina Oliveira e Agnes Nunes, do Brasil, são alguns dos nomes da música independente que integram o line up – a programação completa está no site do evento.

Continua após a publicidade

A transmissão começará às 15h no horário de Brasília e 20h na Noruega, também via site oficial. Os recursos arrecadados serão destinado aos povos indígenas, que protegem a riqueza natural da floresta. O valor será transferido para a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), que se mobiliza para colaborar com a sobrevivência indígena..

Ato virtual “Defender a Amazônia é defender a vida”

O Movimento Atingidos por Barragens (MAB), a Associação dos Povos Indígenas (Apib), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a Terra de Direitos, o Conselho Indigenista Missionário Nacional (CIMI Nacional), o Conselho Nacional de Igrejas e a Mídia Ninja se juntam em ato nacional e virtual pela defesa da Floresta Amazônica.

“Defender a Amazônia é defender a vida” trará, por meio de uma live, lideranças comunitárias atingidas pelo desmatamento e por outros problemas ambientais, como Ângela Mendes, ativista e neta do ambientalista Chico Mendes; o ator Paulo Betti; Dom Roque, presidente do CIMI Nacional; Carmen Foro, secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Participarão também lideranças indígenas como Sônia Guajajara e Almir Suruí.

O evento terá início às 16h e poderá ser acompanhado nas redes sociais das organizações envolvidas.

View this post on Instagram

🌳 DEFENDER A AMAZÔNIA É DEFENDER A VIDA ⠀ Promovido por uma articulação de organizações que atuam nos nove estados da região amazônica, o ato nacional "Defender a Amazônia é defender a vida” vai trazer, em uma live, lideranças comunitárias, atingidos pelo desmatamento e por megaprojetos, em depoimentos e ações culturais para celebrar o dia 5 de setembro: Dia da Amazônia. ⠀ O evento vai contar com a presença de Ângela Mendes, ativista e neta de Chico Mendes, o ator Paulo Betti, Dom Roque, presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e arcebispo de Porto Velho, Carmen Foro, secretária geral da CUT, além das lideranças indígenas Sônia Guajajara, Almir Suruí, entre outros confirmados. ⠀ Acompanhe nas redes do @mabbrasil @midianinja @apiboficial @terradedireitos @repambrasil @cimi_conselhoindigenista @conicbrasil

A post shared by MAB (@atingidosporbarragens) on

Continua após a publicidade

Fundação Amazonas Sustentável: Como a Amazônia cuida da gente?

No sábado (5), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), realizará a live Como a Amazônia cuida da gente?, por meio dos perfis no Instagram @fasamazonas e @semaamazonas. A programação faz parte do projeto Áreas Protegidas, executado pela FAS e Seman, com financiamento do Andes Amazon Fund.

A live contará com Virgilio Viana, presidente da FAS, e de Eduardo Tavera, secretário da Sema. Ambos responderão perguntas dos seguidores relacionadas ao meio ambiente, a partir das 10h, no horário de Manaus (11h no horário de Brasília).

View this post on Instagram

Um dia só é pouco para celebrar a Amazônia, por isso, a FAS vai fazer a Semana da Amazônia. E hoje começa a contagem regressiva para o #DiadaAmazonia, celebrado em 5 de setembro, próximo sábado.🌳 ⠀ A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. ⠀ O dia 5 de setembro foi escolhido, pois nesta data, no ano de 1850, o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual estado do Amazonas).💚 ⠀ Se liga na nossa programação e convida todo mundo para participar das atividades😍 Programação disponível no horário de Manaus (uma hora a menos que o horário de Brasília) ⠀ 📸 Caio Pallazo ⠀ #semanadaamazoniadafas #amazonia #sustentabilidade #meioambiente

A post shared by Fundação Amazonas Sustentável (@fasamazonas) on

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.