Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jovens baianos criam noticiário no WhatsApp para combater as fake news

Depois de ouvir um áudio compartilhado por sua avó contendo notícias falsas, Wallace Cardozo se juntou a dois amigos e criou a iniciativa

Por Da Redação
4 jun 2020, 15h33

A chegada do novo coronavírus e os atuais acontecimentos políticos tem causado uma onda de desinformação. As conhecidas fakes news, colocam em jogo a veracidade dos casos recentes, além de colocarem em risco  a saúde da população.

Com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, a jornalista Joyce Melo e os estudantes Wallance Cardozo e Vinícius Nascimento criaram o projeto “Dendicasa“* que é como um noticiário.

As notícias são compartilhadas  pelo WhatsApp, com um texto explicativo seguido de um áudio gravado por eles sobre as ocorrências recentes da Bahia, do Brasil e do mundo. A ideia surgiu após Wallace escutar um áudio compartilhado por sua avó, contendo notícias falsas.

As informações do Dendicasa são disparadas por uma lista de transmissão no Whatsapp todas as terças e quintas-feiras. Mas além do aplicativo de mensagens é possível encontrar o conteúdo do projeto também no Spotify.

Segundo Wallace, em entrevista ao site A Tarde, a vontade de criar um noticiário para o WhatsApp era antiga, mas só se tornou possível depois da quarentena. Com emojis e uma linguagem fácil de entender, o trio traz os fatos da atualidade, com informação e um apelo para que o usuário cheque fontes confiáveis antes de compartilhar conteúdos.

(Print de tela/A Tarde/Reprodução)

O atual cenário de pandemia tem sido uma alavanca para que os três jovens sintam-se cada vez mais motivados a informar a população local. “Imagino que a importância do Dendicasa é fazer com que as pessoas tenham um veículo de credibilidade para se informar, mesmo num ambiente problemático nesse sentido, como é o WhatsApp. Elas, em geral, têm gostado do que recebem”, garantiu Wallace.

Todas as mulheres podem (e devem) assumir postura antirracista

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.