CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Anvisa autoriza primeiro registro de autoteste para Covid-19

Autoteste utiliza swab nasal e entrega o resultado em 15 minutos

Por Da Redação Atualizado em 18 fev 2022, 13h03 - Publicado em 18 fev 2022, 10h41

Na última quinta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o primeiro registro de um autoteste para Covid-19 no país, o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, conforme reportado por Veja. O produto foi aprovado para uso por amostra de swab nasal não profunda, e entrega o resultado após 15 minutos.

A avaliação do pedido levou 16 dias, e a disponibilidade do teste no mercado depende da empresa detentora do registro, conforme informado pela agência em comunicado oficial. Parecido com o teste rápido realizado em farmácias e laboratórios, mas menos profundo, o autoteste pode ser feito em casa com um kit composto de um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e swab – um tipo de haste flexível utilizado para a coleta.

Ele identifica o antígeno viral, uma estrutura do vírus que o corpo identifica e produz anticorpos contra. Caso o resultado seja positivo, a pessoa está infectada naquele momento e pode transmitir o vírus, sendo necessário o isolamento total.

Continua após a publicidade

Publicidade