Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

‘Chuva escura’ assusta paulistana no dia em que o céu escureceu na cidade

Dona de casa que costuma armazenar água para regar plantas se espantou com o que viu

Por Da Redação - Atualizado em 17 fev 2020, 14h17 - Publicado em 21 ago 2019, 14h50

Uma moradora de São Paulo levou um susto ao perceber que a água da chuva que estava coletando tinha uma cor bem mais escura que o de costume. O caso aconteceu na segunda-feira (19), dia em que o céu da cidade escureceu por volta das 15h.

De acordo com a dona de casa Aparecida de Moura Xavier, em relato feito à VEJA São Paulo, a água estava preta e com cheiro de queimado. Ela costuma coletar a chuva desde 2014 para regar suas plantas e lavar sua casa. “A água estava escura e com uma espuma amarelada. Além de estar com um cheiro muito forte de queimado”, relatou.

Veja o que está bombando nas redes sociais

Aparecida estranhou a substância e consultou a água que caia do telhado de seu vizinho. Percebendo que a situação era a mesma, ela optou por não usar o volume de água que recolheu. “Fiquei com medo. Não vou jogar isso aí nas minhas plantas, não”.

Continua após a publicidade

Uma análise realizada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo confirmou que a substância das queimadas que ocorreram na região amazônica afetou a água da chuva que a dona de casa recolheu.

O cinegrafista Leandro Matozo, fiho de Aparecida, publicou em suas redes sociais fotos dos baldes cheios de água escura. “A chuva de hoje chamou a nossa atenção. Olha a cor do chorume que caiu do céu paulistano”, comentou. 

Minha mãe sempre deixa uns baldes no quintal pra coletar água da chuva. Essa água é utilizada para atividades como…

Continua após a publicidade

Posted by Matozo Leandro on Monday, August 19, 2019

O caso não foi isolado. Outras pessoas relataram que coletaram água cinza chumbo que caiu do céu. O líquido tinha um forte cheiro de fumaça.

Leia mais: Por que o dia virou noite em São Paulo

+ Menina de 10 anos impede irmão de ser enforcado no elevador

Continua após a publicidade

PODCAST De onde tirar forças para enfrentar a dor

Publicidade