Por que o dia virou noite em São Paulo

Às 15h a cidade estava toda escura e ninguém conseguia entender o por quê

A tarde desta segunda-feira (19) em São Paulo começou com o céu coberto por nuvens e o dia virou noite. O fenômeno está relacionado à chegada de frente fria e de partículas oriundas das fumaças produzidas em incêndios florestais. 

Veja o que está bombando nas redes sociais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a escuridão foi causada pela fumaça de queimadas na região amazônica. “O material particulado, oriundo da fumaça produzida por esses incêndios silvestres de grande porte que estão acontecendo na Bolívia, conjugado com o ar frio e úmido que está no litoral de São Paulo, causou a escuridão”, diz Franco Vilela, meteorologista do Inmet, em entrevista ao G1.

Além disso, a cidade também está situada “dentro de uma nuvem”. Isto porque duas massas de temperaturas diferentes estão atuando sob São Paulo. “A frente fria da capital, junto com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocam essa turbulência e isso baixou o nível da nuvem. Assim, nós estamos dentro de uma nuvem,” diz Helena Balbino, meteorologista do Inmet, ao G1.

A fumaça proveniente de queimadas chegou a São Paulo através da ação dos ventos. Durante o final de semana a direção do vento estava levando a fumaça para a região Sul do país. Porém, com a chegada da frente fria no Sudeste, a fumaça começou a ser direcionada para a capital paulista.

Segundo o Climatempo, o tempo continuará fechado e chuvoso nas próximas horas. Devido aos fortes ventos, a sensação de frio irá aumentar.

Confira a reação das pessoas nas redes sociais: 

Leia também: Uma mulher fez ela própria a “cozinha dos sonhos” usando madeira de sucata

PODCAST De onde tirar forças para enfrentar a dor