Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 dicas para quem quer ir de bicicleta para o trabalho

Quer trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho? Separamos tudo o que você precisa saber. Siga a lista abaixo e saia pedalando já!

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 14h31 - Publicado em 7 Maio 2015, 16h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias cidades do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte no dia a dia, a ONG Bike Anjo elegeu o dia 8 de maio para incentivar a locomoção sob duas rodas. O site debikeaotrabalho.org mostra como você pode pedalar mais. Aqui, no nosso site, separamos algumas dicas para você perder o medo e começar já essa atividade!

    Publicidade

    Crie intimidade com a bicicleta

    “A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu instrumento”, explica Alexandre Cruz, mebro do Bike Anjo. “É como começar a andar de carro: você deve aprender quais são as noções básicas para se sentir seguro e perder o medo”, completa.  

    Publicidade

    iStock/Thinkstock/Getty Images
    iStock/Thinkstock/Getty Images ()

    Comece aos finais de semana

    “Use o sábado e o domingo para você se adaptar ao trânsito, à velocidade dos carros e aos ciclistas que podem estar ao seu redor”, conta Alexandre.

    “Comigo aconteceu por causa do trânsito. Um dia, tive que trabalhar no domingo em São Paulo e pensei ‘por que não ir de bicicleta?’, afinal, este sempre foi um passatempo desde garoto. Conclusão: fiz o mesmo percurso em 40 minutos, coisa que eu levava 1h30 durante a semana. Depois desse dia, passei a ir cada vez mais ao trabalho de bicicleta e hoje esse é o meu principal meio de locomoção”, conta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Procure rotas alternativas

    Comece por rotas e vias mais tranquilas. Assim você pedala de forma mais segura e agradável. “Uma dica que eu costumo dar para quem está começando é: coloque no Google Maps o trajeto que você quer fazer de bike na opção para ir a pé. Assim, o programa não distingue o que é ou não contramão e você tem a menor distância possível”, indica o profissional.

    O Bike Anjo é uma ONG que incentiva o uso da bicicleta por meio de dicas e colaboradores que te ajudam a traçar qual o melhor trajeto. Caso tenha dificuldades em elaborar o percurso, entre em contato com algum deles aqui.

    Publicidade

    Faça um bom uso da via

    iStock/Thinkstock/Getty Images
    iStock/Thinkstock/Getty Images ()

    Equipe sua bike

    Use iluminação dianteira e traseira. Considere também os outros equipamentos de segurança, como luvas e capacetes. Além disso, garanta que os freios, o câmbio, a corrente e os pneus estejam bem regulados. 

    Continua após a publicidade

    Prepare a mochila

    Tenha sempre água e uma capa de chuva para momentos inesperados. Para evitar suor excessivo, use roupas leves e na bolsa coloque uma toalhinha e o que você vai usar no trabalho.

    Publicidade

    Para se arrumar, procure algum banheiro ou vestiário na sua empresa ou mesmo perto dela. Em grandes cidades como São Paulo já existem espaços dedicados a quem precisa se refrescar depois dos percursos. São chamados de Bike Cafés. Veja como funciona: 

    Motive-se

    Lembre-se quais são os pontos positivos de usar a bicicleta.  “Me faz bem, economiza dinheiro, traz saúde, emagrece e ganha tempo”, completa Alexandre.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.