Receitas para fazer em uma panela só

Nada de pia cheia depois de um bom almoço. Ana Luiza Trajano sugere deliciosas receitas típicas de três regiões do país preparadas com apenas uma caçarola

Uma caçarola transbordando mandioca e costelinha bovina suculentas às vezes é tudo que muita gente deseja depois de uma semana intensa. Apesar do tempo de cozimento longo, a vaca atolada, prato típico da Região Sul, é ótima para os momentos que pedem praticidade. Afinal, só precisa de uma panela.

“Pelo resultado, parece que a receita é complexa, mas não é difícil nem exige grande esforço. Além disso, preparar a própria comida é muito mais saudável”, afirma Ana Luiza Trajano.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Para facilitar ainda mais, a paulista recomenda ter sempre à mão bases culinárias, como um caldo de carne, peixe ou legumes, que dá até para congelar. Depois, basta bater com um legume para transformá-lo em sopa. O bobó, que mistura caldo de camarão e creme de mandioca, representa o sabor das casas nordestinas.

A receita é de Lucia Helena (na foto, ao lado da chef), a cozinheira da família, que sempre lhe ensinava: “O camarão precisa ser cozido por só três minutos”. A iguaria com sabor afetivo era servida em uma ocasião especial, o aniversário da mãe de Ana Luiza.

Chef Ana Luiza Trajano ao lado de Lucia Helena, cozinheira da família Chef Ana Luiza Trajano ao lado de Lucia Helena, cozinheira da família

Chef Ana Luiza Trajano ao lado de Lucia Helena, cozinheira da família (Rogério Voltan/CLAUDIA)

Para completar a lista de receitas, tem frango com quiabo, do Sudeste. “Dá para servir com angu, que casa muito bem com a consistência desse vegetal”, complementa Ana.

1. Vaca atolada

Vaca atolada Panela, M.Dragonetti; colher e guardanapo, Camicado; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces)

Panela, M.Dragonetti; colher e guardanapo, Camicado; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces) (Carol Gherardi/CLAUDIA)

2. Frango com quiabo

Frango com quiabo Panela, Depósito Kariri; pano de copa, Store House Decor; pratos, Olaria Paulistana Atelier de Cerâmica; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces).

Panela, Depósito Kariri; pano de copa, Store House Decor; pratos, Olaria Paulistana Atelier de Cerâmica; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces). (Carol Gherardi/CLAUDIA)

3. Bobó de camarão

Bobó de camarão Panela, Utilplast; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces)

Panela, Utilplast; fundo, Tuca Ahlin (@ta_surfaces) (Carol Gherardi/CLAUDIA)

Veja também: Até na caneca: 3 receitas para se deliciar no Dia do Pão de Queijo

+ Chef ensina receitas clássicas da culinária do interior

PODCAST – Como dialogar com as crianças e adolescentes sobre sexualidade