É época de jabuticaba! Aprenda a usá-la em receitas doces e salgadas

A chef Ana Luiza Trajano ensina como preparar pratos com jabuticabas

As pequeninas frutas que brotam da jabuticabeira, nativa da Mata Atlântica, forram todo o tronco e os galhos da árvore. A cena é bastante comum nos meses de agosto a novembro. Como a colheita é farta, muitos frutos acabam abandonados pelo chão, formando um tapete roxo.

A paulista Ana Luiza Trajano evita esse desperdício catando o máximo que consegue e fazendo passas de jabuticaba. “É uma forma de ampliar o aproveitamento dessas frutas, que são sazonais. Assim, duram até seis meses e se tornam um curinga, podendo ser usadas tanto em pratos doces como salgados”, diz ela.

Retrato chef Ana Luiza Trajano

 (Rogério Voltan/CLAUDIA)

“Dar preferência a frutas da estação favorece o produtor que vive daquele plantio. Além disso, é mais saudável, já que, como os ciclos da natureza são respeitados, dispensa-se a utilização de recursos que forcem o cultivo fora de época”, completa a chef.

Veja o que está bombando nas redes sociais

Ela lembra que, uma vez colhidas, as jabuticabas devem ser consumidas o mais rápido possível – em saladas, por exemplo. Do contrário, começam a fermentar. Já em passas, elas preservam os nutrientes e o sabor. Ainda dão um toque muito especial a diversas receitas, como o tortéi de queijo da Canastra e a torta de ricota.

Confira 3 receitas com jabuticaba: 

1. Passas de jabuticaba

Receitas com jabuticaba

2. Tortéi de queijo da canastra com passas de jabuticaba

Receitas com jabuticaba

3. Torta de ricota com passas de jabuticaba

Receitas com jabuticaba

 (Carol Gherardi/CLAUDIA)

Leia também: Chef ensina receitas clássicas da culinária do interior

O jovem chef Lorenzo Ravioli ensina 3 receitas italianas

Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?