Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Receitas para um almoço especial de Dia das Mães (mesmo à distância)

A fotógrafa e food stylist Camila Seraceni prepara um cardápio especial de Dia das Mães, mesmo para quem vai celebrar a data à distância

Por Marina Marques Atualizado em 4 Maio 2021, 11h53 - Publicado em 5 Maio 2020, 10h00

Como mora em Porto Alegre, a paulista Camila Seraceni vai passar o Dia das Mães longe da família. Para matar um pouco da saudade, a fotógrafa e food stylist montou um almoço com receitas herdadas – que valem por um abraço – e muitas homenagens.

CORES E LEMBRANÇAS

As imagens das avós, Cenira e Lourdes, e da mãe, Rezileide, fazendo pão permanecem até hoje na memória de Camila Seraceni. A combinação dos ingredientes, o cuidado com a massa, os gestos da sova… Era um longo caminho até chegar à mesa quentinho e com cheiro irresistível. Portanto, essa delícia não poderia faltar na refeição elaborada pela paulista de 41 anos.

Camila escolheu, então, a focaccia, receita típica italiana, que revela também a ascendência da família. “Pão é um alimento que representa vitalidade, e eu quis deixá-lo mais delicado oferecendo um buquê para as mulheres da minha vida. Usei cebolinha para fazer os ramos, manjerona e tomatinhos no lugar das flores”, diz a fotógrafa detalhista, que escolheu para enfeitar a mesa rosas amarelas, a cor favorita da mãe.

Receber Dia das Mães - Camila Seraceni
A fotógrafa e food stylist Camila Seraceni traz objetos afetivos para decorar a mesa Camila Seraceni/CLAUDIA

O sinal que, diariamente, marcava o fim das aulas ajudava também na contagem regressiva de Camila, que aguardava ansiosamente pelas férias para visitar a avó materna, Cenira, no interior de São Paulo. “Fazíamos bolo quase todos os dias. Adorava comer a massa ainda crua”, conta a paulista, hoje residente em Porto Alegre.

Os registros desses bons tempos não estão só nas histórias narradas por Camila; ela também herdou as anotações das receitas preciosas da avó. “Guardo partes de dois cadernos dela e folhas de um da minha mãe, escritas à mão. O engraçado é que eu e minha mãe não tínhamos o hábito de cozinhar juntas antigamente; essa paixão só surgiu depois”, revela. Mas, na família, a conexão sempre se deu à mesa. Nunca faltaram gostosos petiscos, pães e muito azeite para abrir o almoço. Do lado paterno, honrando as origens italianas, era a massa o elemento indispensável.

“Minha avó Lourdes era durona, não deixava que eu me intrometesse na cozinha. Mas ela adorava as reuniões aos domingos na casa dela. Sempre tinha macarronada”, recorda. Este ano, com os pais vivendo em Santa Catarina e em meio ao isolamento social, a reunião da família no Dia das Mães vai acontecer por meio de uma ligação por vídeo.

Mesmo assim, Camila quer celebrar a data e preparou um cardápio com as adaptações ao seu estilo de vida – ela é vegetariana e flerta bastante com a culinária vegana. A massa da vez será espaguete ao pesto de espinafre, acompanhado de escondidinho de shiitake. “A comida faz a gente resgatar os bons momentos juntos e pode nos aproximar mesmo à distância”, defende.

Receber Dia das Mães - Camila Seraceni
Camila Seraceni busca inspiração nos retratos de família para montar um almoço especial de Dia das Mães, que será celebrado virtualmente este ano Camila Seraceni/CLAUDIA/CLAUDIA

Confira o cardápio elaborado por Camila para o Dia das Mães:

Mimosa

Mimosa

Continua após a publicidade

Bisque de tomate assado

Bisque de tomate assado

Focaccia floral

Focaccia floral

Espaguete ao pesto de espinafre

Espaguete ao pesto de espinafre

Escondidinho de cogumelo shiitake com abóbora cabotiá

Escondidinho de cogumelo shiitake com abóbora cabotiá

Peras ao vinho

Peras ao vinho

Torta de maçã

Torta de maçã


TEXTO Marina Marques | FOTOS E PRODUÇÃO Camila Seraceni

  • Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

    Continua após a publicidade
    Publicidade