Olivier Anquier ensina receitas parar receber os amigos ao estilo bistrô
O famoso padeiro, cozinheiro, apresentador e empresário organiza um almoço com pratos típicos da terra natal, retirados de sua memória afetiva
Olivier Anquier, 55 anos, é a terceira geração de uma família com tradição no feitio de pães. O avô materno já trabalhava com comida na França e sabia prepará-los muito bem. A mãe, aos 74 anos, comanda uma padaria em Sidney, na Austrália. Por gosto, fez questão de criar os seis filhos à beira do forno e do fogão. “Em casa, os almoços de domingo duravam o dia todo e sempre ajudávamos na cozinha”, lembra. Quando se mudou para o Brasil, em 1979, Anquier já tinha a intenção de recorrer aos dotes culinários herdados. E foi o que fez. Hoje, além de uma marca de pães artesanais, ele comanda dois programas de TV sobre comida, ambos no canal GNT, e o bistrô L’Entrecôte d’Olivier, em São Paulo, que abriu filial na cidade no ano passado.
No tempo livre, seu maior prazer é… cozinhar! Neste almoço com comida e jeito de bistrô em seu apartamento, o famoso padeiro e a mulher, a atriz Adriana Alves, receberam o irmão caçula dele, Pierre, e sua mulher, Claire (à direita na foto acima), mais o casal de amigos Benoit e Sara. “Tanto aqui como na França, a cozinha sempre foi a alma da minha casa”, diz Anquier. Não à toa, o espaço é superequipado e integrado à sala de estar, bem à vista de todos. Para o menu do dia, ele foi buscar pratos franceses que ficaram gravados na sua memória desde a infância, como o steak au poivre com batata darphin e profiteroles. Como diria o anfitrião, bon appétit!
Lagostim com cappuccino de bisque
Camembert empanado
Linguado com legumes
Steak au poivre com batata darphin
Profiterole
Musse de chocolate
Torta de maçã
Fotos: Rogério Voltan | Produção: Luana Prade