Dia dos Namorados em casa pode começar com café da manhã na cama
Com o cardápio farto da chef Ana Luiza Trajano, ninguém vai sair tão cedo dos lençóis
Cheiro de pão quentinho e de café recém-coado avisa que o dia está começando. E ele fica melhor ainda quando essa combinação chega à sua cama trazida por alguém especial, garantindo uma manhã perfeita. Neste Dia dos Namorados, um gesto cheio de afeto como esse é um baita presente, principalmente se as receitas forem feitas na cozinha de casa e contarem com muito amor em cada preparo.
Fã de um café completo, a chef Ana Luiza Trajano sugere delícias de todo o país para o cardápio. Neta de mineira, ela gosta de ter sempre um queijo e um bolo à mesa. Recomenda também a sopa paraguaia, que, na verdade, é uma torta salgada de milho, tradicional no Centro-Oeste. “A ocasião vira também um passeio pelas cozinhas regionais”, diz.
A massa do pão delícia tem um preparo curioso. Ela é batida com a colher de pau em vez de
Ana Luiza Trajano
sovada com as mãos, algo que se repete em outras receitas do Recôncavo Baiano
Confira as receitas para um café da manhã completo:
Pão delícia
PRONTO EM 30 MINUTOS + TEMPO DE DESCANSO DA MASSA
RENDE 30 UNIDADES
Para a massa
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 sachê de 10 gramas de fermento biológico seco
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo de milho
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Para o recheio
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de leite
1 pitada de sal
2 xícaras de queijo parmesão ralado bem fino
Prepare a massa Em uma tigela, junte o açúcar, o sal, o fermento, os ovos, o leite e o óleo e misture bem com uma colher de pau. Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre, até obter uma bola de massa relativamente firme. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Passe manteiga nas mãos, retire pequenas porções da massa e enrole-as, formando os pãezinhos. Disponha-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 40 minutos. Retire o pano, cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 160ºC por 15 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe-os cobertos com o pano de prato para manter a umidade até que esfriem. Prepare o recheio Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha mexendo sem parar até dourar levemente. Adicione o leite, aos poucos, mexendo sempre, até formar um creme espesso. Acrescente o sal e 1/2 xícara de parmesão. Misture e reserve. Corte os pãezinhos ao meio sem separar as metades, recheie com uma colherada do creme e polvilhe com o queijo parmesão restante.
Manteiga de castanha
PRONTO EM 30 MINUTOS
RENDE 300 GRAMAS
1 xícara de castanha-do-pará
1 xícara de manteiga sem sal derretida
1 dente de alho ralado
Sal a gosto
Em uma assadeira, leve as castanhas ao forno preaquecido a 180ºC por dez minutos, mexendo na metade do tempo para tostar de maneira uniforme. Transfira para o processador ou liquidificador com os demais ingredientes e bata aos poucos na função pulsar para manter alguns pedaços de castanha. Transfira para um recipiente e conserve na geladeira.
Cuca
PRONTO EM 50 MINUTOS + TEMPO DE DESCANSO DA MASSA
RENDE 1 UNIDADE
Para a farofa
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
150 gramas de nata gelada
Para a massa
1/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de laranja
1 ovo
1 colher (sopa) de nata
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida
2 xícaras de farinha de trigo
Prepare a farofa Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma farofa grossa. Reserve na geladeira. Prepare a massa Na batedeira, usando o gancho, misture o leite, o açúcar, o suco de laranja, 1/4 de xícara de água, o ovo, a nata e o fermento. Adicione o sal e a manteiga e misture. Acrescente a farinha e sove a massa por aproximadamente cinco minutos. Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada. Pincele com água e cubra com a farofa. Deixe fermentar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho. Leve ao forno
preaquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que a farofa fique dourada.
Sopa paraguaia
PRONTO EM 40 MINUTOS
RENDE 1 UNIDADE GRANDE
4 colheres (sopa) de óleo de milho
2 cebolas médias raladas
4 xícaras de leite
2 ½ xícaras de queijo meia cura ralado
2 xícaras de farinha de milho amarela flocada
4 ovos batidos
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento químico
Em uma panela com o óleo, refogue a cebola até murchar um pouco. Junte o leite e deixe em fogo médio. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo. Acrescente o queijo meia cura, a farinha de milho e os ovos, mexendo até formar uma massa uniforme. Tempere com sal, adicione o fermento e misture bem. Em uma assadeira untada, leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até que a torta fique firme e dourada. Sirva logo.
Pão de milho recheado com queijo da Canastra
PRONTO EM 1 HORA
RENDE 1 UNIDADE
1 ¼ xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de fubá mimoso
1/3 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento químico
1 ¼ xícara de leite
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 ovo
Manteiga de castanha a gosto (veja a receita acima)
2 fatias grossas de queijo da Serra da Canastra
Em um bowl, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o sal e o fermento. Em outro recipiente, junte o leite, a manteiga e o ovo. Despeje os ingredientes líquidos sobre os secos e misture bem até obter uma massa homogênea. Em uma fôrma de bolo inglês untada, leve ao forno preaquecido a 190°C por dez minutos. Baixe para 160°C e asse por mais 15 ou 20 minutos. Deixe esfriar. Corte o pão em fatias e passe a manteiga de castanha nos dois lados. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e doure um dos lados do pão, disponha o queijo da Serra da Canastra por cima e cubra com a outra fatia. Com o auxílio de uma tampa, pressione o pão contra a frigideira para que fique dourado e crocante. Sirva logo.
TEXTO MARINA MARQUES | FOTOS ROGÉRIO VOLTAN
PRODUÇÃO FLORISE OLIVEIRA | CONCEPÇÃO VISUAL LORENA BARONI BÓSIO