Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ator de “Segundo Sol” rebate jornalista após frase racista

Dan Ferreira usou sua conta no Instagram para desabafar após o uso da expressão "sexo com negão" em reportagem

Por Da Redação
Atualizado em 2 jul 2018, 18h16 - Publicado em 2 jul 2018, 18h04

O ator Dan Ferreira, intérprete do personagem Acácio na novela Segundo Sol, da Globo, usou sua conta no Instagram para desabafar após a publicação de uma reportagem contendo o resumo dos próximos capítulos da trama. No texto da matéria, foi usada a expressão “sexo com negão”, considerada racista. “Precisamos parar de objetificar corpos negros”, argumentou o astro.

Leia na íntegra:

View this post on Instagram

Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso. Porque não pensar sobre essas coisas e apenas executar o seu trabalho é libertador, mas nem sempre possível. Quisera eu! Porém, o que me fez escrever aqui sobre a manchete acima, além dela ser absurda, são as mensagens que recebo nas redes e nas ruas. Palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela. É por isso que escolhi ser ator, pra comunicar, andar com o nosso tempo e contribuir com reflexão. O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação. É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques. Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!

A post shared by Dan Ferreira (@odanferreira) on

“Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso. Porque não pensar sobre essas coisas e apenas executar o seu trabalho é libertador, mas nem sempre possível. Quisera eu.

Porém, o que me fez escrever aqui sobre a manchete acima, além dela ser absurda, são as mensagens que recebo nas redes e nas ruas. Palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela. É por isso que escolhi ser ator, pra comunicar, andar com o nosso tempo e contribuir com reflexão. O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação.

Continua após a publicidade

É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques. Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!”, escreveu Dan Ferreira.

Atores e colegas de elenco também saíram em defesa dele, como os companheiros de cena Giovanna Lancellotti e Chay Suede.

https://www.instagram.com/p/BkvSAQGH-mH/?taken-by=gilancellotti

https://www.instagram.com/p/BkvQ6oEgwrn/?taken-by=chay

Continua após a publicidade

Em nota, o veículo acusado de racismo afirma que tal conduta vem da própria novela. “Ele e seus colegas de elenco parecem se esquecer, no entanto, que o racismo vem do próprio roteiro de João Emanuel Carneiro“, diz o texto.

“A tal manchete do Notícias da TV, porém, faz mais do que reproduzir os estigmas destacados pelo intérprete. Ela reproduz o texto do próprio João Emanuel Carneiro, com aspas da personagem Rochelle, apresentada como vilã, de caráter desprezível e que não deve servir como exemplo para ninguém”, continua.

A matéria diz ainda que, se estão insatisfeitos, os atores devem recorrer ao autor. “Se Dan Ferreira ou seus colegas têm problemas com o racismo apontado no texto de João Emanuel Carneiro, que reclamem com o autor. Afinal, Segundo Sol já é alvo de críticas por ter escalado um elenco majoritariamente branco para representar Salvador, a cidade de maior população negra fora do continente africano”.

SIGA A CLAUDIA NO INSTAGRAM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.