Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

10 mães inesquecíveis das novelas

De Lurdes de Amor de Mãe à Raquel de Vale Tudo, relembre personagens que ficaram na memória por seu desempenho como mães

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 16h26 - Publicado em 8 Maio 2024, 15h19

Se na vida real a sua mãe é “a melhor do mundo”, na ficção várias atrizes interpretaram mães inesquecíveis nas novelas brasileiras. Defendendo com unhas e dentes sua cria ou até sendo maltratadas pelos filhos, elas mostraram seu amor incondicional e ganharam o carinho do público. Confira 10 mães em novelas que ficaram na memória:

Lurdes (Amor de Mãe)

Lurdes (Regina Casé) com Magno (Juliano Cazarré), Camila (Jéssica Ellen), Érica (Nanda Costa), Sandro (Humberto Carrão), Ryan (Thiago Martins) e Danilo/Domênico (Chay Suede), personagens da novela
Lurdes (Regina Casé) com Magno (Juliano Cazarré), Camila (Jéssica Ellen), Érica (Nanda Costa), Sandro (Humberto Carrão), Ryan (Thiago Martins) e Danilo/Domênico (Chay Suede), personagens da novela “Amor de Mãe” (Angélica Goudinho/TV Globo)

Regina Casé conquistou o coração do telespectador como Dona Lurdes na novela “Amor de Mãe” (2019). Além dos quatro filhos – Érica (Nanda Costa), Camila (Jéssica Ellen), Ryan (Thiago Martins) e Magno (Juliano Cazarré), ela passou a história na busca por Domênico (Chay Suede), que foi vendido pelo ex-marido dela para a traficante de crianças Kátia (Vera Holtz) e criado por Thelma (Adriana Esteves) com o nome de Danilo. A cena do reencontro dos dois após a descoberta de que são mãe e filho é emocionante (assista a um trecho abaixo).

A personagem fez tanto sucesso que a autora da novela, Manuela Dias, preparou “Dona Lurdes – O Filme”, que estreou nos cinemas em março deste ano, mais focado em como ficou a vida de Lurdes depois que os filhos estão encaminhados.

Continua após a publicidade

Maria da Paz (A Dona do Pedaço)

Josiane (Agatha Moreira) infernizou a vida da mãe, Maria da Paz (Juliana Paes), que fazia tudo para agrada-la
Josiane (Agatha Moreira) infernizou a vida da mãe, Maria da Paz (Juliana Paes), que fazia tudo para agrada-la (João Miguel Jr./TV Globo)

Apesar do amor que dedicava à filha e de se desdobrar para fazer todas as vontades dela, Maria da Paz (Juliana Paes) penou nas mãos de Josiane (Agatha Moreira) em “A Dona do Pedaço” (2019). A garota chegou ao ponto de roubar a fortuna da mãe e expulsa-la de casa. Mesmo assim, ela perdoa a jovem na reta final da história escrita por Walcyr Carrasco.

Helena (Laços de Família)

Helena (Vera Fischer) com a filha Camila (Carolina Dieckmann) em Laços de Família
Helena (Vera Fischer) com a filha Camila (Carolina Dieckmann) em Laços de Família (Nelson Di Rago/TV Globo)

O autor Manoel Carlos é um mestre em escrever mães que fazem o que for preciso pelos filhos – e as personagens que criou aparecerão bastante ao longo desta lista. Em “Laços de Família” (2000), Helena (Vera Fischer) é capaz de abrir mão do amor que sente por Edu (Reynaldo Gianecchini) ao perceber o interesse da filha Camila (Carolina Dieckmann) por ele e, mais para a frente na trama, engravidar do primo Pedro (José Mayer) só para gerar uma criança que possa doar a medula para Camila, que precisa de um transplante.

Continua após a publicidade

Edilásia Sardinha, a Mamuska (Da Cor do Pecado)

Edilásia Sardinha, a Mamuska (Rosi Campos), com seus 5 filhos na novela
Edilásia Sardinha, a Mamuska (Rosi Campos), com seus 5 filhos na novela “Da Cor do Pecado” (Acervo/TV Globo)

Rosi Campos está no imaginário popular como a Mamuska da novela “Da Cor do Pecado” (2004). Edilásia era a matriarca da família Sardinha, e estava sempre de olho no que os filhos Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat), criados por ela para serem grandes lutadores, estavam aprontando na história.

 

Helena (Por Amor)

Assim como na vida real, Regina e Gabriela Duarte viveram mãe e filha em
Assim como na vida real, Regina e Gabriela Duarte viveram mãe e filha em “Por Amor” (Acervo/TV Globo)

Uma das cenas clássicas da novela “Por Amor” (1997) é a troca de bebês no hospital. Helena (Regina Duarte) e a filha Eduarda (Gabriela Duarte) engravidam ao mesmo tempo, mas o bebê de Eduarda morre ao nascer. Sabendo que a filha não suportaria a perda nem poderia mais ter filhos, Helena decide trocar o neto morto pelo filho que teve com Atílio (Antônio Fagundes), convencendo o médico César (Marcelo Serrado) a realizar a troca e manter o segredo.

 

Maria do Carmo e Nazaré (Senhora do Destino)

Maria do Carmo (Susana Vieira, à esq.) e Nazaré (Renata Sorrah) viveram duas supermães de Lindalva/Isabel (Carolina Dieckmann em
Maria do Carmo (Susana Vieira, à esq.) e Nazaré (Renata Sorrah) viveram duas supermães de Lindalva/Isabel (Carolina Dieckmann em “Senhora do Destino” (João Miguel Jr./TV Globo)

Duas mães chamaram a atenção em “Senhora do Destino” (2004): Maria do Carmo (Susana Vieira) foi sozinha do Nordeste para o Rio de Janeiro com os filhos pequenos e teve Lindalva (Carolina Dieckmann) roubada ainda bebê por Nazaré (Renata Sorrah), que a criou como filha, batizando-a de Isabel. Do Carmo cria os demais filhos – Reginaldo (Eduardo Moscovis), Leandro (Leonardo Vieira), Viriato (Marcello Antony) e Plínio (Dado Dolabella), mas não desiste de encontrar a caçula. Apesar das maldades que comete, Nazaré deixa claro – inclusive em sua última cena – que seu amor por Isabel é incondicional.

Continua após a publicidade

Helena (História de Amor)

Joyce infernizou a vida da mãe, Helena (Regina Duarte) em
Joyce infernizou a vida da mãe, Helena (Regina Duarte) em “História de Amor” (Acervo/TV Globo)
Mais uma Helena passou perrengue na mão da filha. Desta vez, é a da novela “História de Amor” (1995, também vivida por Regina Duarte), que aturava os ataques de fúria de Joyce (Carla Marins). A adolescente chega a trocar a fechadura de casa, deixando a mãe para fora. Joyce descobre que na verdade é sobrinha de Helena – a mãe da menina, irmã da protagonista, morreu e Helena decidiu cria-la.

Dona Armênia (Rainha da Sucata)

Aracy Balabanian com Jandir Ferrari (à esq.), Gerson Brenner (à dir.) e Marcello Novaes em cena da novela Rainha da Sucata (1990)
Aracy Balabanian com Jandir Ferrari (à esq.), Gerson Brenner (à dir.) e Marcello Novaes em cena da novela Rainha da Sucata (1990) (Acervo/TV Globo)

Mãe ligadíssima na vida das “três filhinhas” Gera (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gérson (Gerson Brenner), Dona Armênia (Aracy Balabanian) fez tanto sucesso na novela “Rainha da Sucata” (1990) que a família inteira retornou na novela seguinte do autor Silvio de Abreu, “Deus Nos Acuda” (1992). A marcação cerrada nos três como uma mãe superprotetora, o sotaque e seu bordão “na chon” divertiam o público.

Raquel (Vale Tudo)

Raquel (Regina Duarte) não tinha uma relação fácil com a filha Maria de Fátima (Glória Pires) em
Raquel (Regina Duarte) não tinha uma relação fácil com a filha Maria de Fátima (Glória Pires) em “Vale Tudo” (Acervo/TV Globo)

Prestes a ganhar um remake em 2025, “Vale Tudo” (1988) trouxe Raquel (Regina Duarte), uma mãe honesta que foi abandonada pelo marido e criou a filha Maria de Fátima (Glória Pires). Quando cresce, Fátima vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge para o Rio de Janeiro com o dinheiro. Raquel vai atrás e, para se estabelecer na cidade, vende sanduíches na praia. Ao longo da história, a filha a humilha sempre que possível, mas ela não desiste de demonstrar seu amor maternal. Na nova versão, Taís Araújo foi confirmada para viver o papel.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.