CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Receitas diferentes e práticas para celebrar o Dia do Pudim

De pudim clássico a versão de doce de leite, veja receitas para nenhum apaixonado por pudim colocar defeito

Por Da Redação 22 Maio 2022, 11h41

Receita clássica e sempre presente na mesa brasileira, o pudim é daqueles preparos coringas para qualquer ocasião – por isso ganhou uma data de celebração, 22 de maio. Prática de fazer e facilmente adaptável, fica difícil encontrar quem não ame seu sabor.

Mas apesar de ser um clássico, acertar na receita nem sempre é fácil. Para quem gosta de um pudim sem furinhos, daqueles bem lisos e densos, a dica é evitar fazer movimentos bruscos durante o preparo, para não incorporar ar. Como os furinhos são bolhas de ar, quem quiser evitá-los deve preparar sem usar o liquidificador, mexendo delicadamente. Outra dica infalível para evitar o ar é deixar o pudim descansar por alguns minutos antes de levar ao forno.

A sobremesa é uma das favoritas da chef Giovanna Grossi, do restaurante Animus. E apesar de reproduzi-la sempre na cozinha de seu estabelecimento, até a premiada chef erra às vezes.

Ela conta que errou a receita de um pudim que estava fazendo para servir aos clientes – a massa ficou completamente mole. Para não desperdiçar, a chef colocou a massa dentro de um sifão e a transformou em uma espuma deliciosa. Hoje, a espuma de pudim é a única sobremesa que ela não tira do seu cardápio. 

Abaixo, você confere a receita de espuma de pudim de Giovanna Grossi e outras versões – de pudim clássico a diferentões!

Pudim de leite condensado clássico

pudim de leite condensado
Pudim de leite condensado | Foto casadaphoto/Getty Images

Rendimento: 1 pudim
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 latas de leite (a medida é a lata de leite condensado)
8 unidades de ovo
4 xícaras (chá) de açúcar para a calda do pudim

Modo de preparo
Prepare a calda
Coloque o açúcar em uma forma média com buraco no meio e leve-a a uma das bocas do fogão, a uma distância de cerca de 3 cm da chama. Vá mexendo a forma de modo a derreter o açúcar por igual. Quando o caramelo estiver em tom de refrigerante de guaraná, desligue o fogo e espalhe a calda pelas laterais da forma. Reserve. Prepare o pudim Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. Para que o pudim fique lisinho, bata apenas o tempo suficiente para a massa ficar homogênea. Se quiser um pudim com furinhos, bata por mais cinco minutos depois de a massa estar homogênea. Despeje a massa na forma que já tem a calda pronta, coloque-a em banho-maria e leve ao forno por um período entre uma hora e meia e duas horas. * Receita cedida pela culinarista Magali Pares

Pudim de doce de leite

Pudim de doce de leite
Pudim de doce de leite | Foto: Mococa/Divulgação

Rendimento: 1 pudim
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
400 gramas de doce de leite
1 caixinha de leite condensado
3 ovos
1 copo americano de leite
1 colher de farinha de trigo

Modo de preparo
Caramelize uma fôrma de pudim. Misture todos os ingredientes no liquidificador e coloque na forma do pudim após ter caramelizado a calda. Leve ao forno por 35 minutos em banho-maria. *Receita cedida por Mococa

Espuma de pudim | Receita da chef Giovanna Grossi (Animus)

Espuma de pudim, receita da chef Giovanna Grossi
Espuma de pudim, receita da chef Giovanna Grossi | Foto: Animus/Divulgação

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2h30

Ingredientes
15 gemas
2 latas de leite condensado
500ml de leite integral
200ml de leite integral (para bater depois de pronto)

Modo de preparo
Em uma tigela, misture as gemas, o leite condensado e 500ml de leite. Cozinhe essa mistura em banho-maria em fogo baixo mexendo de vez enquanto por 2 horas. Retire do fogo e coloque para esfriar na geladeira por 30 minutos ou até ficar bem fria. Retire da geladeira e bata no liquidificador, acrescentando 200ml de leite aos poucos. Encha o sifão com essa mistura e coloque duas cargas de gás. Aperte o gatilho do sifão em uma tigela para servir. Se não tiver o sifão: depois de passar pelo liquidificador, volte a mistura para a geladeira e deixe por 30 minutos. Retire da geladeira e bata na batedeira até formar bastante espuma. Sirva em tigelinhas.

Continua após a publicidade

Pudim de paçoca

Pudim de paçoca
Pudim de paçoca | Foto: Mococa/Divulgação

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
1 caixinha de leite condensado
3 ovos
300ml de leite de coco
3 a 5 paçocas trituradas
Paçocas para decorar

Modo de preparo
Misture a água com o açúcar até caramelizar. Em um liquidificador, bata o leite condensado com os ovos, o leite de coco e a paçoca triturada. Adicione um pouco do caramelo na forma de pudim. Coloque a massa na forma. Asse em banho-maria por 90 minutos. Leve a geladeira por 4h antes de desenformar. Decore com paçocas trituradas e sirva. *Receita cedida por Mococa

Pudim de biscoito recheado

Pudim de biscoito recheado
Pudim de biscoito recheado | Foto: Mococa/Divulgação

Rendimento: 1 pudim
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
Para a massa
2 1/2 xícaras (chá) de leite integral
200 gramas de biscoito recheado sabor chocolate
1 caixinha de leite condensado
4 ovos
1 caixinha de creme de leite
Manteiga e açúcar para untar
Para a cobertura
200 gramas de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo
Prepare a massa Bata no liquidificador o leite com 150 g de biscoito. Acrescente o leite condensado, os ovos e o creme de leite. Coloque em uma forma para pudim untada com manteiga e açúcar e leve para assar em banho-maria em forno preaquecido a 180ºC. Espere esfriar e coloque na geladeira por 1 hora. Prepare a cobertura Em uma panela derreta em banho-maria o chocolate com o creme de leite e reserve. Desenforme o pudim, aplique a cobertura em toda a superfície e decore com o biscoito restante. *Receita cedida por Mococa

Veja mais receitas:

Pudim de limão siciliano

Pudim de tapioca com baba de moça

Pudim de caramelo com fava de aridan

Pudim cremoso de milho

Pudim de queijo de cabra com creme inglês de goiaba

Pudim de tapioca

 

Continua após a publicidade

Publicidade