CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Harmonização: receitas de pratos e drinques para degustar sem pressa

A chef Daniela França Pinto ensina preparos, da entrada à sobremesa, para harmonizar com drinks e vermutes do Trinca Bar

Por Marina Marques Atualizado em 14 jul 2022, 13h44 - Publicado em 15 jul 2022, 08h41

Responsável por assinar cardápios de bares como o Trinca e Infini, a chef Daniela França Pinto é reconhecida pelo seu talento em elaborar receitas frescas, saborosas e nada óbvias para acompanhar drinks caprichados. Ao lado da chef Fernanda Camargo, ela criou para o Trinca Bar, que é especializado em vermutes e drinks com pitadas brasileiras, um cardápio de petiscos que chamam a atenção pela originalidade. Tem desde Ceviche de lichia e cogumelos, uma receita prática e que vai bem para qualquer hora do dia, até Supplì al telefono, um clássico italiano que acompanha muito bem uma bebida mais cítrica.

A seguir, a chef ensina o passo a passo dessas receitas – já os drinks dos bartenders Tábata Magarão e Alê Bussab você aprende a fazer aqui.

CEVICHE DE LICHIA

Receber Trinca Vermuteria - drink Verde Smash
O Verde Smash traz manjericão, hortelã e aipo para a combinação de gim e limão, e é finalizado com matchá. Refrescante, o drinque vai bem com o ceviche de lichia  | Foto: Giuliana Nogueira/CLAUDIA

Ingredientes
80g de lichia sem casca
10g de cebola roxa picada
30g de cogumelo paris picado
40g de leite de coco
Suco de 1 limão-cravo
1 colher (sopa) de azeite
Dill e coentro a gosto
Sal e pimenta dedo-de-moça a gosto
Erva-doce a gosto

Modo de preparo
Em um bowl, misture com delicadeza a lichia, a cebola e o cogumelo. Acrescente o leite de coco, o limão, o azeite e os temperos. 
Acerte o sal na hora de servir. Sirva em um bowl sobre gelo picado para manter a temperatura do ceviche. Acompanha com chips de batata doce.

SUPPLÌ AL TELEFONO

Receber Trinca - Tropical Club
Para acompanhar os arancini de queijo canastra e tomate, a sugestão é o Tropical Club. Nele, o açaí e a pitaya dão ar rosado à mistura de gim, jerez, limão-siciliano e água de flor de laranjeira | Foto: Giuliana Nogueira/CLAUDIA
Continua após a publicidade

Ingredientes
200g de cebola
100g de manteiga
120ml de vinho branco
800g de arroz arbóreo
1 garrafa, em média, de molho pomodoro
Sal a gosto
400g de parmesão ralado
Pimenta-do-reino a gosto
Folhas de manjerona picadas
Folhas de manjericão picadas
350g de queijo Canastra em cubos
Farinha de trigo para empanar
Gemas com um pouco de água para empanar
Farinha de rosca e panko misturadas para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo
Doure a cebola na manteiga e junte o vinho branco. Em seguida, entre com o arroz, refogue bem e acrescente o molho (se sentir que secou muito, acrescente mais molho).
Acerte o sal e cozinhe até atingir o ponto. Transfira o arroz para uma tigela e acrescente o parmesão ralado, a pimenta e acerte o tempero, finalizando com a manjerona e o manjericão. Deixe esfriar. Faça bolinhas e recheie com o queijo Canastra. Empane no trigo, na gema com água e, em seguida, na farinha de rosca e panko. Leve ao freezer e deixe por algumas horas até congelar. Frite antes de servir.

TORTA DE CHOCOLATE

Receber Trinca Bar - Negroni Trinca
Ao Negroni da casa, feito com o vermute Italiano, é conferido untuosidade com a infusão de azeite na composição – a azeitona dá um gostinho especial | Foto: Giuliana Nogueira/CLAUDIA

Ingredientes
300g de chocolate meio amargo
200g de manteiga
220g de açúcar
6 ovos (gemas separadas das claras)
750g de farinha de amêndoas
50ml de bourbon

Modo de preparo
Derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas. Bata o açúcar e as claras na batedeira em velocidade baixa até que vire um merengue. Adicione as gemas, uma a uma. Acrescente a manteiga e o chocolate derretido à mistura de ovos e açúcar e, na sequência, a farinha de amêndoas aos poucos, misturando com a espátula e mexendo delicadamente, e o bourbon. Unte a fôrma com manteiga e chocolate em pó e complete até a borda (caso deseje porções individuais, use forminhas menores). Asse em forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 11 minutos. Se quiser, é possível servir com uma quenelle (pequena porção) de creme de leite batido com um pouco de açúcar e biscoito sembei (de arroz) quebradinho.

Continua após a publicidade

Publicidade