Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Azeite de oliva: tempero dos deuses

Dúvidas na hora de escolher esse óleo? Siga nossas dicas e aproveite seu sabor inconfundível

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 17h57 - Publicado em 14 set 2010, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O azeite estimula o apetite pelo amora 
    e pelo sabor suave e delicioso
    Foto: Luis Henrique Mendes

    Publicidade

    Se você, como a maioria das pessoas, fica um tempão no setor de azeite no supermercado apenas olhando os rótulos para decidir qual o melhor, aqui vai uma informação importante. Para escolher o tipo ideal, você só precisa se preocupar com a data da validade e a indicação de que o azeite é extravirgem (garantia do melhor sabor e de uma qualidade superior). Siga nossas dicas para se tornar uma expert.

    Publicidade

    Como escolher o azeite: escolha sempre a menor embalagem que encontrar e experimente para ver se o sabor agrada a você e a sua família. Essa é a melhor maneira de escolher o azeite que mais combina com o paladar de todos de casa.

    Gordura do bem: a boa notícia é que, como todo óleo vegetal, o azeite é livre de colesterol ruim e, de quebra, segundo pesquisas, evita o acúmulo de gordura nas artérias.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Produto natural: como sua extração é realizada exclusivamente por meios mecânicos, ele é 100% natural e pode ser consumido imediatamente após a extração do fruto, sem que seja necessário passar por nenhum tipo de purificação.

    Regue com prazer: usado cru em saladas, o azeite de oliva extravirgem estimula o apetite pelo aroma e pelo sabor que confere aos alimentos.

    Publicidade

    Qual o tipo ideal de azeite? Vai depender da sua receita. Os mais doces ficam ótimos com peixes cozidos, que têm a carne mais delicada. Já os mais aromatizados podem ser usados em saladas mistas, torradas e sopas de verduras.

    Continua após a publicidade

    Como gordura no cozimento: o azeite de oliva extravirgem resiste muito bem ao calor em razão de sua estrutura e da presença de substâncias naturais ativas e com poder antioxidante. Nos molhos, favorece um cozimento macio.

    Publicidade

    Azeite nas massas salgadas e doces: assim como a manteiga e a margarina, pode-se usar o azeite de oliva com sucesso no preparo de massas (pizzas, brioches, bolos e até cocadas).

    Experimente novas sensações: o azeite de oliva extravirgem tem a propriedade de ressaltar o sabor dos alimentos, graças a um de seus componentes que extrai e exalta as qualidades dos produtos. Experimente despejar um fino fio de azeite sobre fatias de abacaxi com raspas de limão. Fica excelente!

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Crie um sabor exclusivo: você pode criar um azeite com sabor único. Para isso, compre um azeite extravirgem no mercado e adicione um ramo de alecrim e dentes de alho. Deixer curtir por alguns dias e use para regar torradas.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.