Chef brasileira assina famoso ‘Chá das Rainhas’ em Portugal
Nascida em Belém, Cíntia Koerper é a responsável pela criação dos confeitos de sofisticado chá da tarde em Sintra
Refeição mais elegante do que um chá da tarde não há, e é justamente elevar ainda mais essa proposta o objetivo do menu servido pelo hotel português Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra. O que muitos não sabem é que as delicadas e doces criações são de autoria da brasileira Cíntia Koerper, confeiteira nascida em Belém e que leva suas raízes para a confeitaria portuguesa.
Há 16 anos em Portugal, Cíntia se formou no Rio de Janeiro e se especializou em Paris e na Itália. No Brasil, trabalhou com chefs de renome, como Claude Troisgros, Roland Villar e Dominique Guerin.
“O início na confeitaria foi por mero acaso, nunca tive pretensão de ser confeiteira, minha formação é em cozinha. Entretanto, casei-me com um chef detentor de algumas estrelas Michelin, e como é óbvio, não iria ‘competir’ com ele na cozinha (risos). Assim sendo, resolvi abraçar a confeitaria com amor e dedicação”, conta a confeiteira, que é casada com o chef Joachim Koerper, seu parceiro também de trabalho.
Sua história no Tivoli Palácio de Seteais começou em 2021, quando veio um convite para o casal ser consultor do empreendimento: ele na cozinha, ela na confeitaria. Além do chá da tarde, Cíntia é responsável por todas as criações de sobremesas do restaurante do hotel.
O Chá das Rainhas, como é intitulado o menu, traz duas opções: D. Catarina de Bragança e D. Carlota Joaquina. “A proposta já existia, mas com minha entrada dei um upgrade ao chá ao incluir uma seleção de pastelaria da minha autoria”, revela a chef.
Para a criação dos pratos, Cíntia conta que buscou inspiração no próprio hotel e em alguns ingredientes locais: “falo especialmente da maçã Reineta de Fontanelas, região em Sintra. É uma maçã com acidez e doçura muito equilibradas, assim mantenho a tradição e valorizo um produto local”, conta a confeiteira.
As lembranças da infância em Belém, onde nasceu, não deixam de acompanhá-la no dia a dia na cozinha. “Acho que, do Brasil, talvez eu traga alegria e cores às minhas criações. Trabalho em quatro cozinhas distintas e, em cada uma, adapto-me às características do lugar: algumas com mais cor, outras tradicionais ou modernas. Mas o que não pode faltar em todas elas são o equilíbrio de texturas, cores e sabores.”
Sua última criação foi O cacau, um doce de inspiração absolutamente brasileira. “Usei a fruta como um todo, da polpa elegante, ácida e doce ao amargor das sementes”, relata.
Conheça o Chá das Rainhas
O primeiro (€ 30 por pessoa) foi concebido em homenagem àquela que se acredita ser a principal autora da introdução deste costume em terras inglesas. O cardápio inclui o Imperial Lapsang Souchong, conhecido por ser o chá de eleição da rainha Catarina de Bragança, além de uma combinação de scones (aprenda a receita desse confeito abaixo) com manteiga e compotas, finger sandwiches e uma seleção de confeitaria.
Já o segundo menu (€ 37 por pessoa) tem inspiração na figura emblemática de Carlota Joaquina, uma verdadeira apaixonada pela moda parisiense. A sua elegância está presente em todos os elementos da apresentação de chá, com uma fusão de sabores de confeitaria, e apresenta também scones com manteiga, compotas caseiras e crème fraîche e a tradicional pastelaria de Sintra. Além de finger sandwiches, também incluídos no menu. Acompanha, ainda, um flute de Champanhe e o aromático French Earl Grey, à la mode.
Além da mesa farta, outra vantagem do Chá das Rainhas é o ambiente onde é servido. O salão é rodeado pela paisagem verdejante de Sintra e pela atmosfera romântica do Palácio do século XVIII. Ambos os menus são servidos todos os dias a partir das 17h.
Abaixo, a chef Cíntia Koerper, ensina a receita dos scones, típico doce português e que faz parte do chá do Tivoli Palácio de Seteais:
Receita de Scones do Palácio
Ingredientes
225 gramas de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de sal
30 gramas de açúcar
55 gramas de manteiga fria sem sal
55 gramas de passas embebidas em rum
Gema batida para pincelar
100ml de leite
Modo de preparo
Misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela, juntar a manteiga com as pontas dos dedos até que a mistura se pareça com farelos de pão. Colocar as passas. Aos poucos adicione o leite até formar uma massa maleável e sem agarrar nas mãos. Coloque a massa em uma superfície untada com farinha. Abra a massa numa espessura de 2 cm mais ou menos, corte os scones com ajuda de um aro (o tamanho que preferir). Coloque os scones em uma placa com silpat e pincele-os com gema e leite. Assar no forno a 180 graus por 15 a 20 minutos.