Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Bioestimulação: o que é e quais os benefícios para a pele

Bioestimuladores ajudam a aumentar a produção de colágeno para uma pele mais firme

Por Denise Steiner
Atualizado em 1 nov 2023, 11h59 - Publicado em 12 dez 2022, 09h49

A bioestimulação é um procedimento onde usamos substâncias biocompatíveis aplicadas na pele para provocar a produção de mais colágeno e elastina, melhorando a qualidade dela. Com o passar do tempo diminuímos a produção de colágeno, que é a principal proteína do corpo humano, levando ao aumento da flacidez e rugas na superfície cutânea – e é aí que ela surge como alternativa. 

Muitos fatores influenciam na diminuição e na perda de colágeno e elastina, tais como estilo de vida, idade, doenças metabólicas, desnutrição, estresse, entre outros. A expectativa de vida aumentou muito, mas não necessariamente a qualidade dela.

Alguns acontecimentos, como controle das doenças infecciosas, disponibilidade de alimentos, maior quantidade de remédios e novas tecnologias, ajudam a vida a ser mais prolongada, porém não com a qualidade ideal. Quando falamos em estilo de vida precisamos ficar atentos, pois os pilares de uma saúde ideal estão relacionados com esse estilo, a saber: alimentação equilibrada, sono adequado, exercícios moderados e constantes, e controle do estresse.

Esse estilo de vida interfere na expressão do gene. Esse processo chama epigenética, que pode modificar a expressão do gene, o modo de ele se comportar sem mexer no DNA. A bioestimulação usa produtos como ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona, para, através de um processo específico, estimular mais formação do colágeno.

Continua após a publicidade

Como funciona a bioestimulação de colágeno

O produto a ser injetado será diluído ou não e será aplicado com agulha ou cânula e espalhado na pele. O plano de aplicação é muito importante e quando ele é aplicado na subderme provoca reações fisiológicas, aumentando a quantidade de fibras.

Fatores relevantes para a bioestimulação são a qualidade e origem do produto, o plano de aplicação e a técnica de utilização. Podemos tratar várias áreas do corpo, como rosto, pescoço, braços, abdômen, face interna das coxas e nádegas. A aplicação é feita em cerca de uma a três sessões com intervalo mensal, distribuindo o produto de forma homogênea.

A resposta ocorre após 45 dias e tem seu melhor resultado por volta de quatro meses. A técnica é segura, eficaz e apresenta poucos efeitos colaterais, como pequenos hematomas e discreta dor.

Continua após a publicidade

A combinação da bioestimulação e melhor estilo de vida é ideal para o melhor resultado, além da alimentação natural com poucos elementos processados e índice baixo de açúcar industrial e sono reparador de seis a oito horas, exercícios constantes e moderados e controle do estresse vão ajudar na otimização do resultado.

Os cuidados básicos com a pele como hidratação e fotoproteção também são fundamentais.

Cuide-se. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.