Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Lori Baroni Bósio

Diretora de arte de CLAUDIA, criadora do blog 500 Dias pra Casar (@500diaspracasar) e stylist de casamentos
Continua após publicidade

O que esperar do setor de casamentos em 2022

A lista de opções para o Grande Dia vai do oito ao oitenta e os noivos têm cada vez mais alternativas para personalizar sua festa

Por Lorena Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 fev 2022, 10h00
O

leque de opções nunca foi tão diverso e colorido quando se trata de casamentos. Após um ano difícil de adiamentos, a sensação de liberdade é o que guia o planejamento dos eventos em 2022.

Os formatos novos que surgiram com as restrições da pandemia de Covid-19elopements, micro e mini weddings – vieram para ficar, mas também vamos ver a volta dos mega eventos, para 500, 600, 1000 convidados. Com o avanço da vacinação e liberação da capacidade total de público, o mercado de casamentos prevê um boom nos próximos meses e as possibilidades são infinitas.

Coluna 500 dias para casar - Casamentos 2022
A colunista e diretora de arte de CLAUDIA, Lori Baroni Bósio, stylist de casamentos e criadora do blog @500diaspracasar (Foto: Nicole Gomes (@nicolegomesy) • Beleza Jo Castro/Capa MGT/CLAUDIA)

Segundo Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos, o impacto do isolamento no segmento foi avassalador, mas a retomada será surpreendente na mesma medida.

Continua após a publicidade

As mudanças de comportamento que fomos obrigadas a fazer nos últimos dois anos tiveram efeitos profundos no setor. A busca por espaços amplos e ao ar livre, por exemplo, aumentou e vai continuar sendo uma alternativa válida para promover festas maiores. Como muitos estabelecimentos fecharam as portas, também veremos mais home weddings.

“Os casamentos em residências são festas feitas por alfaiates. Esses eventos são personalizados nos mínimos detalhes e a harmonia é total”, explica Ricardo. Podemos prever que muitas dessas festas acontecerão durante a semana, já que quase todos os sábados e domingos foram preenchidos por casamentos de 2020 e 2021 que foram adiados. “Com a adoção do home office, é possível curtir noite adentro em uma quarta ou quinta-feira e ainda trabalhar no dia seguinte”, comenta.

O investimento em entretenimento será enorme no próximo ano e, segundo Ricardo, os noivos vão precisar dar um reset no orçamento. Não só porque os insumos e serviços estarão mais caros, mas porque as festas em si serão mais longas. “Depois de quase dois anos fechados em casa, ninguém vai querer ir embora! Além disso, registramos um aumento de 10 a 20% no consumo de bebidas alcoólicas.”

Coluna 500 dias para casar - Casamentos 2022
Folhagens secas e muitos detalhes personalizados: os casamentos de 2022 trarão soluções criativas com o objetivo de conectar pessoas e criar experiências inesquecíveis | Flores Marcio Leme (@marciosleme) (| Foto: Sonhos Altos Fotografia/CLAUDIA)

Também veremos uma mudança no visual dos casamentos, surtida pela diminuição da oferta de flores. “Incentivamos os associados da AbraFesta a fugirem do artificial. Assim, podemos fortificar o mercado nacional e apoiar os produtores que foram prejudicados gravemente com a pandemia”, diz Ricardo. Os noivos que vão casar em 2022 terão mais consciência do impacto ambiental dos eventos que estão planejando. Como o preço das flores varia com a demanda, soluções criativas serão a saída. Podemos apostar em muitas folhagens e secos para decorar de maneira mais sustentável. A tecnologia, principalmente nos efeitos audiovisuais, também será uma grande aliada.

“Casamento gera casamento. As pessoas estão cansadas do digital e querem se conhecer ao vivo, dançar e já sair da festa namorando”, brinca Ricardo. Não podemos negar que o desejo por conexões e experiências reais está mais latente do que nunca. Alguém duvida que 2022 será o ano das comemorações?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.