Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Decoração de varanda pequena: 8 ideias para se inspirar

De ladrilho hidráulico à cadeiras cordas: inspire-se nestes elementos para transformar a sua pequena área externa em um refúgio acolhedor

Por Julyana Oliveira
29 Maio 2024, 15h00

Decorar uma varanda pequena pode transformar esse espaço em um refúgio acolhedor e funcional, mesmo com limitações de área. Com algumas escolhas inteligentes de móveis e um toque de criatividade, é possível criar um ambiente que seja tanto esteticamente agradável quanto prático.

Aposte em móveis multifuncionais, como bancos com espaço para armazenamento, e invista em plantas que tragam vida e frescor ao espaço. O uso de cores claras e a otimização da iluminação natural também são estratégias fundamentais para ampliar visualmente a área e torná-la mais convidativa.

Imprima sua personalidade!

Além disso, a personalização é a chave para que a varanda reflita a personalidade dos moradores. Adicionar elementos decorativos, como almofadas coloridas, tapetes e lanternas, pode transformar completamente o ambiente. Não subestime o poder dos acessórios e pequenos detalhes.

Ao planejar a decoração, é importante considerar o estilo de vida e as necessidades diárias, garantindo que o espaço seja utilizado ao máximo, seja para momentos de relaxamento, leitura ou até pequenas refeições ao ar livre.

Com planejamento e inspiração, mesmo as menores varandas podem se tornar o coração da casa. Inspire-se abaixo!

Continua após a publicidade

1) Marcenaria funcional

Decoração de varandas pequenas
Projeto das arquitetas Mari Bittencourt e Deborah Tommaso, do escritório Ma.Dê Arquitetura (Raiana Medina/Divulgação)

Nesse projeto, as arquitetas Mari Bittencourt e Deborah Tommaso, do escritório Ma.Dê Arquitetura, usaram a marcenaria para dar funcionalidade à varanda de 5 m².

Criaram ainda um banco para trazer aconchego e alocar família e amigos que visitam os moradores, e um armário sob o assento que funciona como sapateira, otimizando o espaço.

2) Boho chique

Decoração de varandas pequenas
O vaso de barro com mudas de Árvore da Felicidade complementam o ambiente (Divulgação/Divulgação)

A varanda com temática boho chique era um um dos sonhos da moradora ao comprar e decorar seu primeiro apartamento. A reforma do ambiente externo foi simples: troca do piso para um porcelanato amadeirado, o Reserva Natural, da Eliane Revestimentos e a instalação de um jardim vertical, construído a partir de uma tela de malha pop e decks de madeira.

O vaso de barro com mudas de Árvore da Felicidade (macho e fêmea) complementam o ambiente. “Aqui, relaxo, cuido das plantas, em sua maioria temperos e ervas, e descanso das rotinas diárias. É uma paz no final da tarde, valeu a pena ter investido no projeto”, conta a moradora Andrea Inocente.

3) Charme retrô

Decoração de varandas pequenas
Projeto da arquiteta Natalia Salla (Gisele Rampazzo/Divulgação)

Esse apartamento de 97m², localizado em São Paulo, foi projetado pela arquiteta Natalia Salla. O imóvel conta com duas varandas distintas, cada uma com seu próprio charme e funcionalidade.

Continua após a publicidade

A primeira é acessada pela sala de jantar e caracterizada por seu ladrilho hidráulico hexagonal que apresenta uma combinação de cores vibrantes.

4) Espaço bem aproveitado

Decoração de varandas pequenas
Apesar do pouco espaço, a varanda ganhou charme com piso retrô e móveis (Gisele Rampazzo/Divulgação)

A segunda varanda faz parte da suíte master do casal. Este espaço oferece um refúgio privado para o casal, permitindo que desfrutem de momentos tranquilos ao ar livre sem sair do conforto de sua suíte. Cada detalhe desse apartamento foi pensado para criar um ambiente acolhedor e elegante.

5) Varanda para os gatos

Decoração de varandas pequenas
Projeto assinado pelo Estúdio Minke (Gisele Rampazzo/Divulgação)

O apartamento com moradores felinos precisava de uma área pet para os bichanos. O Estúdio Minke, que assina o projeto, desenhou na varanda um cantinho vertical com nichos e prateleiras para a diversão dos gatinhos.

6) Varanda com canto alemão

Decoração de varandas pequenas
Projeto assinado pela arquiteta Jéssica Saka (Bianca Versolato/Divulgação)

Na varanda assinada pela arquiteta Jéssica Saka, o banco torna-se um canto alemão para a pequena mesa redonda – que pode ser retirada para ampliar o espaço de circulação.

7) Refúgio

Decoração de varandas pequenas
Projeto assinado pela arquiteta Danyela Correa (Gustavo Awad/Divulgação)

A varanda pequena, embora limitada em espaço, pode ser transformada em um refúgio encantador e convidativo com a decoração certa.

Os dois balcões revestidos com madeira de efeito ripado trazem um ar elegante e aconchegante para o ambiente, assinado pela arquiteta Danyela Correa, que serve tanto como suporte para plantas quanto como espaço para tomar um café ou vinho.

8) Estilo rústico

Decoração de varandas pequenas
Projeto assinado pela arquiteta Bia Hajnal (Kadu Lopes/Divulgação)

A arquiteta Bia Hajnal assina essa varanda com tons amadeirados que remetem ao estilo rústico. A decoração, de estilo artesanal, como define a profissional, aposta na presença marcante das cordas. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.