Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como criar um cantinho de leitura e relaxamento perfeito

Uma poltrona confortável, livros bem organizados e itens aconchegantes são algumas das dicas para criar o canto perfeito para ler um livro

Por Julyana Oliveira
15 Maio 2024, 09h00

Montar um cantinho de leitura em casa é uma atividade gratificante e inspiradora para qualquer amante de livros. Criar um espaço dedicado à leitura não apenas proporciona um refúgio tranquilo para desfrutar de bons títulos, mas também pode incentivar o hábito de ler.

Mas, afinal, como fazer a decoração de um cantinho de leitura em casa?

Como criar um cantinho de leitura e relaxamento perfeito
Arquitetas dão dicas de como criar um cantinho de leitura em casa (Jon Tyson/Unsplash)

Conversamos com as arquitetas Catarina Biselli e Fernanda Prado, do escritório Duno Arquitetura, que listaram algumas dicas sobre como montar um cantinho de leitura aconchegante no seu lar.

Dicas para criar um cantinho de leitura em casa

1) Escolha o local ideal: “Que deve ser uma área aconchegante com boa iluminação natural e que não atrapalhe na circulação do ambiente”, aponta Catarina. Pode ser um canto da sala de estar, um recanto no quarto ou até mesmo um espaço em um escritório. O importante é que seja um local onde você se sinta relaxado e concentrado.

“Outra dica é optar por espaços próximos à janela para que consiga passar um bom tempo lendo sem prejudicar a vista com iluminação artificial”, complementa Fernanda.

Continua após a publicidade

2) Pense na mobília: Um assento confortável é essencial. Opte por uma poltrona ou cadeira com apoio para os braços e encosto que ofereça suporte adequado à sua coluna.

Um puff ou um banco também pode ser uma adição acolhedora para apoiar os pés ou até mesmo para colocar livros. Uma pequena mesa ou prateleira ao lado da cadeira é útil para manter seus livros, uma luminária e, é claro, uma boa xícara de chá ou café.

Como criar um cantinho de leitura e relaxamento perfeito
Opte por uma poltrona ou cadeira com apoio para os braços e encosto que ofereça suporte adequado à sua coluna (Nck Hillier/Unsplash)

3) A iluminação é fundamental para criar a atmosfera certa: Procure uma luz suave e difusa que não cause cansaço visual. Uma luminária de piso ao lado da cadeira, ou uma luminária de mesa ajustável são boas opções para fornecer a quantidade certa de luz que você precisa.

4) Personalize o espaço: Adicione almofadas macias, mantas aconchegantes e tapetes felpudos para tornar o ambiente ainda mais convidativo. Pôsteres, obras de arte ou prateleiras com objetos decorativos também podem adicionar um toque de personalidade ao seu cantinho de leitura. “E invista em cores quentes”, aconselha Catarina.

Continua após a publicidade
Como criar um cantinho de leitura e relaxamento perfeito
Adicione almofadas macias, mantas aconchegantes e tapetes felpudos para tornar o ambiente ainda mais convidativo (Julia Peretiatko/Unsplash)

5) Organize seus livros de forma acessível e atraente: Prateleiras, estantes ou até mesmo empilhados ao lado da cadeira são maneiras eficazes de manter sua coleção organizada e ao alcance das mãos. Compile as obras por gênero, autor ou tema para facilitar a busca quando você estiver procurando por algo específico.

6) Torne o seu cantinho de leitura um espaço livre de distrações: Desligue dispositivos eletrônicos como smartphones ou tablets e reserve um tempo dedicado exclusivamente à leitura. Permita-se mergulhar completamente na história da literatura que está lendo, além de desfrutar da tranquilidade e serenidade que o seu cantinho de leitura proporciona.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.