Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fim do inverno: como recuperar os fios para a primavera

O clima fica mais seco, os banhos são muito quentes… Veja como o clima frio afeta o seu cabelo e como reverter essa situação

Por Karina Hollo
Atualizado em 21 set 2017, 12h03 - Publicado em 21 set 2017, 08h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem disse que é só o verão que danifica os fios? De verdade, se você quer ter cabelo saudável e brilhante, precisa cuidar dele o ano inteiro. Depois da temporada de clima seco, alta concentração de poluentes no ar e temperaturas mais baixas – sem falar da água quente do banho e do uso recorrente do secador – seus fios precisam de recuperação para brilhar na estação das flores. Saiba como cuidar dele corretamente. 

    Publicidade
    (Chupacabra/ThinkStock)

    Leia mais: Quando começa a primavera? Entenda por que a data muda a cada ano

    Publicidade

    Menos frizz, mais pontas duplas

    Segundo a terapeuta capilar Joelma Moraes, da Esmell Leblon, no Rio de Janeiro, durante o inverno os cabelos sofrem menos com o frizz, mas há consequências. “Eles ficam mais ‘assentados’ porque o clima seco retira a umidade natural dos fios, deixando-os mais ressecados e dando a impressão de estarem mais lisos. Por outro lado, as pontas ficam ultra ressecadas”, alerta ela. E isso significa que ela provavelmente vão precisar de atenção extra. Silicone selante em casos leves, corte nos mais severos.

    Continua após a publicidade

     Leia mais: 100 dúvidas sobre cabelo respondidas

    Publicidade

    Fios pesados

    Para piorar, no inverno, a gente tende a lavar menos os fios, o que propicia o acúmulo de poluição e resíduos no couro cabeludo. Isso não pode acontecer! A limpeza capilar deve ser, se possível, diária.

    Vale ressaltar que é sempre melhor evitar a água muito quente. “Banhos de temperatura muito alta vão ressecar ainda mais as pontas e deixar o couro ainda mais oleoso”, fala a hair stylist Anne Trentin, do Jacques Janine Fashion Mall, do Rio de Janeiro. “A água quente abre os poros e estimula a oleosidade”, afirma ela.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    No dia a dia, Anne indica lavar e recuperar o brilho dos fios com produtos a base de macadâmia, coco e argan, que são hidratantes. “O leave-in auxilia em manter os fios hidratados ao longo do dia. Porém, não indico que seja usado diariamente em fios oleosos”, diz.

    (Goodluz/ThinkStock)

    Secador na medida

    Outro truque importante para que os cabelos se recuperem mais rápido é dar um tempo no secador. “O uso diário do secador contribui muito para o ressecamento extremo da fibra. Reduza o uso para até três vezes na semana”, fala Anne. E sempre depois de proteger os fios com protetor térmico, ok? Em tempo: chapinha e babyliss chegam a temperaturas muito mais altas e, por isso, danificam ainda mais os fios. Por isso, reserve esses dois acessórios térmicos apenas para dias de penteados especiais.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.