Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Cynthia de Almeida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Mulher S.A.
Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida
Continua após publicidade

Entrevista de emprego: qual resposta pode eliminar um candidato?

Com algumas dicas, você se sairá bem em todas as questões dos recrutadores

Por Cynthia de Almeida Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 abr 2017, 12h56

Existe alguma resposta que pode eliminar um candidato em uma entrevista de emprego? E uma que vai me ajudar a conseguir a vaga?

O processo de contratação é mais sofisticado do que um jogo de erros e acertos mas eu tenho duas dicas que são curingas e podem ajudar na maioria das circunstâncias. Veja exemplos:

Resposta errada

Nunca demonstre desconhecimento ou desinteresse pela empresa ou sua área de atuação. Seja qual for a natureza da companhia para qual você se candidatou, uma confecção de tecidos, uma empresa de mídia ou uma indústria de cosméticos, jamais diga que não se interessa muito por roupas, que não assiste TV e não liga para produtos de beleza. Mesmo que esteja dizendo a verdade, é sua obrigação “se interessar muito” (se gostar, melhor ainda) pelo que faz a companhia para a qual pretende trabalhar (uma vez na Editora Abril entrevistei um rapaz muito inteligente para uma vaga de trainee que disse que “não lia revistas”…). Lembre-se que seu entrevistador trabalha ali e, no mínimo, e vai considerar sua “sinceridade” ingênua ou ofensiva.

Continua após a publicidade

Resposta certa

Ao final de uma entrevista, o recrutador costuma perguntar se há alguma coisa que você, candidata, gostaria de dizer ou perguntar. Resista à tentação de encurtar a conversa e fechar a sessão com alguma pergunta breve e protocolar. Ao contrário, invista no seu tempo: pergunte ao seu entrevistador qual foi o melhor momento que ele já viveu naquela companhia. Essa pergunta, dica de orientadores de carreira muito sabidos, soa como curiosidade inocente mas vai trazer insights importantes sobre o lugar: os valores da pessoa que está fazendo a entrevista, os valores da empresa, o clima de trabalho e como você se encaixa nesse cenário. A pergunta sobre o o melhor momento de alguém dá a ele a a oportunidade de buscar essa memória positiva dentro de si e estabelecer uma conexão emocional com você. As pessoas, entrevistadores inclusive, gostam de quem parece disposto a ouvir o que pensam ou sentem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.