Looks de festa para valorizar a diversidade brasileira

O resultado da mescla de povos é uma beleza ímpar que define a peculiaridade de nossos traços

Da mescla de povos, herdamos uma beleza ímpar, resultado das diferenças que definem a peculiaridade dos nossos traços. Nestes looks de festa, valorizamos a diversidade brasileira.

Máximo volume

Respeitar o efeito natural é o melhor jeito de enfatizar os fios. Se faltar definição, apenas modele os cachos com um babyliss bem fino. O make com pontos de iluminação nos olhos e no nariz evidencia os traços finos do rosto. Já o batom vermelho mate dá o tom da produção noturna.

Leia mais: 5 jeitos fáceis de dar volume ao cabelo

“O cabelo é minha marca registrada. Já alisei, rejeitei, mas hoje sei da força que ele tem. Meu sangue é português, por parte de pai, e de índios, do lado materno. Tenho muito orgulho dessa junção que encarno e represento”, diz a atriz Nayana Rodrigues, 27 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Ao natural

A sombra perolada de efeito molhado, aplicada em toda a extensão das pálpebras, até o cantinho interno dos olhos, valoriza o formato deles, que é bem característico da beleza de Kapai. As sobrancelhas foram definidas com sombra marrom, e a pele, bem levinha, mantém o look fresh.

Leia mais: 4 truques de maquiadores para um rosto natural e iluminado

“Sou uma combinação de duas tribos indígenas. Meu pai é dos valentes kalapalos e minha mãe dos auetis, ambos do Xingu. Carrego a tradição e a história do meu povo na cor, no cabelo e nos olhos”, diz a empreendedora Kapai Kalapalo, 29 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Esfumado atual

Nem só da cor preta se fazem os makes de festa. O maquiador Raul Melo sugere uma mistura do tom clássico com sombras marrom e berinjela, que evidenciam o brilho dos olhos verdes. “Mescle as cores com um pincel macio para evitar marcações”, ensina. Finalize com um traço leve e esfumado logo abaixo da raiz dos cílios inferiores e iluminador acima das têmporas.

Leia mais: Olho esfumado: 5 jeitos de atualizar o make clássico

“Herdei os traços de meus bisavós, imigrantes da Áustria e da Suíça. Quando penso no tamanho da influência europeia, entendo os olhos claros e cabelos loiros como características dos brasileiros. Por que não?", diz a profissional de relações públicas Carolina Altheman, 32 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Balada chique

Como os olhos marcantes são o ponto alto da beleza de Alessandra, Raul ensinou um truque que os deixa em evidência. “Após aplicar a sombra, dê acabamento com uma camada generosa de gloss, que pode até ser labial.” O look de aspecto molhado ganha ainda mais charme com batom líquido nude rosado.

Leia mais: O make nude perfeito para cada tom de pele

“As raízes árabes são fortes, fruto da invasão dos mouros em Portugal, berço da minha família. Gosto principalmente da expressão dos olhos e das sobrancelhas grossas, que combinam com a minha personalidade”, diz a professora Alessandra Machado, 33 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Mix de cores

Seque os fios com um pouco de musse para garantir esta textura contemporânea. A dupla batom vermelho e cílios bem definidos (inferiores e superiores) é perfeita para o contraste com o tom quente dos cabelos. Ilumine suavemente as pálpebras, até o canto interno dos olhos, para valorizar esse efeito.

Leia mais: Ruivo dos sonhos: como combinar o tom do cabelo com a pele

“Ganhei minhas sardas, olhos e cabelos claros de italianos e espanhóis. Essas características não são tão comuns por aqui, mas é nessa diversidade que está a riqueza do Brasil’’, diz a designer gráfica Lais Piotto Gomes, 25 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Traço fino

O delineado gatinho reforça a definição do olhar sem alterar o formato. “Marque o côncavo de modo bem sutil, com sombra nude, para não perder a característica oriental”, aconselha Raul. Uma base de textura cremosa dá cobertura de efeito natural (sem pesar) e uma misturinha de blush pêssego e rosado evidencia o tom da pele.

Leia mais: Testamos o tal carimbo que faz o delineado gatinho perfeito

“Nasci no Brasil, mas tenho ascendência 100% japonesa. Não quero esconder minhas origens. Na maquiagem, lanço mão de ferramentas e truques que enfatizam a herança oriental que recebi, principalmente os olhos”, diz a maquiadora Mariana Ishizaka, 32 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

Cachos perfeitos

Para criar textura e arrasar na balada, o truque é aplicar um creme modelador nos fios ainda úmidos, amassá-los com as mãos e finalizar com difusor. Os batons mais escuros, como uva ou marrom, deixam o visual chique e cheio de personalidade.

Leia mais: Assumir os cachos transformou a vida dessas mulheres

“Não sei exatamente de que país da África vieram meus antepassados. Mas a afrodescendência está em todas as partes de mim. E se manifesta em tudo, inclusive no trabalho. O balanço dos meus cachos é poderoso, completa cada movimento da dança”, diz a professora de dança Anna Paula Cruz, 39 anos. (Luis Crispino/CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s