Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Spotify vai excluir funk acusado de fazer apologia ao estupro

A música "Só surubinha de leve", de MC Diguinho, gerou mobilização na internet e será eliminada da plataforma.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 17 jan 2020, 10h06 - Publicado em 17 jan 2018, 16h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após entrar na lista de músicas mais virais do Brasil pela plataforma Spotify, o funk “Só surubinha de leve“, interpretado por MC Diguinho, será excluído do serviço ainda nesta quarta-feira (17/01), segundo comunicado oficial da própria empresa. A atitude foi tomada, em grande parte, por conta de denúncias e críticas nas redes sociais, acusando a música de fazer apologia clara ao estupro.

    Publicidade

    “O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam. Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música ‘Só Surubinha de Leve’ a respeito do ocorrido, e fomos informados de que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção. A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias”, informou a assessoria de imprensa do serviço.

    Publicidade

    A frase “Taca bebida, depois taca pica e abandona na rua” é um dos principais versos da letra, que acaba por naturalizar e incentivar um crime que, no Brasil, atinge uma mulher diferente a cada 11 minutos, segundo dados mais recentes divulgados pelo 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2016. 

    No Facebook, a usuária Yasmin Formiga fez um post em que simula estar “machucada”, segurando um cartaz com o verso da música mencionado acima. A publicação de Yasmin viralizou e já tem mais de 120 mil compartilhamentos:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Embora a música tenha caído nos holofotes somente nas últimas semanas, ela foi oficialmente lançada em setembro do ano passado, e o principal vídeo do funk no YouTube (publicado em dezembro de 2017) tem mais de 14 milhões de visualizações.

    Antes da polêmica, MC Diguinho havia anunciado que o lançamento do vídeo oficial da música seria nesta quinta-feira. Sua conta do Instagram não está mais disponível no momento.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.