Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que os jogos de tabuleiro clássicos podem ensinar aos seus filhos

Jogos de tabuleiro são muito mais do que simples brinquedos. Eles estimulam o raciocínio, a memória e a estratégia e promovem o contato com outras crianças. Que tal uma partida?

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 07h58 - Publicado em 10 mar 2014, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ludo: o objetivo deste jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final.
    Foto: Getty Images

    Brincar não é só uma forma de distrair a mente. Para a psicóloga Linete Campos, a atividade ajuda muito no desenvolvimento infantil. “Jogos e brinquedos estimulam habilidades que a criança vai aplicar na vida quando estiver adulta”, explica. Entre os mais variados brinquedos, uma categoria se destaca: a de jogos de tabuleiro, ótimos para aprender noções de estratégia e de raciocínio lógico. “Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos é essencial na vida”, completa a psicóloga.

    Ludo

    Desenvolve a capacidade de lidar com o prazer da vitória e a frustração da derrota. Estimula a competitividade na dose certa e a rapidez de raciocínio. O tabuleiro é dividido em quatro cores. O objetivo é fazer com que o peão dê a volta em todo o circuito e chegue às casas finais de sua cor. O primeiro que conseguir ganha.

    Detetive

    Continua após a publicidade

    Trabalha a capacidade de criação de estratégias para se chegar a um objetivo. Desenvolve o potencial de investigação e de tomada de atitude da criança. A missão dos participantes é desvendar o crime do jogo. Para isso, todos devem investigar os demais jogadores até descobrirem o assassino, o local e a arma utilizada no crime. Diversão pura!

    Jogo da Vida

    “Aborda valores e princípios essenciais para a formação moral e de personalidade”, afirma a psicóloga Linete. Ajuda a trabalhar a diferença entre realidade e fantasia. O jogo traz diversas situações cotidianas relacionadas à família, dinheiro e outros aspectos. O jogador deve tomar decisões, pagar dívidas e sofrer as consequências de suas escolhas.

    Banco imobiliário

    Continua após a publicidade

    Desperta o amor à matemática, disciplina temida por muitos alunos. “Estimula o raciocínio lógico e faz o adolescente lidar com questões como a prudência necessária antes da tomada de decisões”, explica Linete. É um jogo de compra e venda de propriedades. Caso uma pessoa pare o peão no imóvel de outra, deve pagar uma taxa, que varia de acordo com o bairro. O objetivo é terminar o jogo o menos pobre possível.

    Preparamos uma lista com jogos de tabuleiros superinteressantes. Alguns são tão lendários que, provavelmente, se você não tem em casa, algum conhecido deve ter. Clique e confira:

    O que os jogos de tabuleiro clássicos podem ensinar aos seus filhos


     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.