Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que fazer quando o adolescente não consegue acordar cedo

Confira dicas de especialistas para despertar seu filho com mais facilidade pela manhã e ajudá-lo a ter um bom rendimento na escola

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 08h34 - Publicado em 19 abr 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faça seu filho adolescente dormir com as cortinas abertas. A luz das primeiras horas da manhã ajuda a ajustar o relógio biológico
    Foto: Dreamstime


    Todo dia é a mesma história: o adolescente acorda e se levanta, mas continua tão sonolento que mal consegue se agüentar em pé. Muita gente pensa que a razão de tanta preguiça é a indisciplina ou a influência da televisão e do computador, que mantêm os jovens acordados até mais tarde. Mas a ciência já descobriu que o culpado é o relógio biológico, um complexo sistema cerebral de percepção do tempo. Ele é responsável, entre outras coisas, por controlar as horas de dormir e de ficar acordado. “Graças a esse mecanismo, sabemos se ainda é dia ou noite mesmo sem ver o sol. Também por causa dele sentimos fome e vamos para a cama todo dia mais ou menos na mesma hora”, explica o neurocientista Fernando Louzada.

    Ao longo da vida, mudanças hormonais alteram nosso sistema interno, e os ponteiros do corpo passam a não bater em compasso com os do relógio de parede. Na infância, os ritmos biológicos tendem a se adiantar. Por isso, as crianças acordam os pais antes mesmo de o sol aparecer. Na adolescência ocorre o contrário: os jovens só sentem sono tarde da noite. Então, sofrem para sair da cama pela manhã. “O problema é que, geralmente, as aulas nessa faixa etária são logo cedo, num horário em que o corpo preferiria estar dormindo”, aponta Louzada. O resultado dessas noites maldormidas são alterações de humor, dificuldade de atenção e problemas para absorver o que foi ensinado na sala de aula.

    Siga as dicas dos especialistas para despertar seu filho mais facilmente :

    Publicidade

    Às claras

    Continua após a publicidade

    Faça seu filho adolescente dormir com as cortinas abertas. A luz das primeiras horas da manhã ajuda a ajustar o relógio biológico. Após uma semana, essa sonolência irá diminuir.

    Hora de dormir

    Crie um horário limite para dormir e acorde-o sempre na mesma hora. Ter uma rotina de sono bem estabelecida é uma das melhores maneiras de espantar a sonolência da manhã.

    Longe da TV

    Continua após a publicidade

    Evite deixá-lo na frente do computador ou da TV uma hora antes de dormir.

    Soneca rápida

    Deixe-o tirar sonecas à tarde, pois elas ajudam a diminuir a sonolência. Mas não deixe que ultrapassem os 90 minutos, para não ter o efeito contrário.
     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.