PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fisher-Price faz recall de cadeiras de balanço após morte de bebês

Desde 2009, cerca de 30 bebês morreram em decorrência de queda do equipamento

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 09h45 - Publicado em 17 abr 2019, 18h27
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A marca de produtos infantis Fisher-Price, do grupo americano Mattel, anunciou na noite de sexta-feira (12), o recolhimento de 4,7 milhões de cadeirinhas de balanço automáticas.

A medida foi tomada após autoridades dos Estados Unidos indicarem a morte de mais de 30 bebês desde o lançamento do produto, em 2009. Com um mecanismo que permite simular o movimento de ninar, a cadeira estaria causando o tombo de crianças, devido a uma instabilidade.

A Comissão Americana de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC, em inglês) alertou que os compradores de qualquer modelo da “Fisher-Price Rock ‘n roll and Play sleeper” devem fazer a imediata interrupção de seu uso e solicitar reembolso da empresa.

Segundo a Associated Press, o anúncio do recall veio uma semana após o alerta da Comissão em relação ao uso da cadeirinha por crianças maiores de 3 meses, que têm maior probabilidade de conseguir rolar no equipamento, apesar da presença de um cinto de segurança para prender suas cinturas e pernas. Diferente de outros modelos, este não possui uma haste por cima, que poderia impedir a queda.

Estima-se que cerca de 4,7 milhões de cadeirinhas serão cobertas pelo fundo de reembolso criado pela empresa. Cada uma pode custar, em média, entre 40 e 149 dólares (R$ 155 e R$ 577, respectivamente).

No Brasil

Aqui no Brasil, a empresa comunicou na segunda-feira (15) que também realizará o recolhimento dos produtos. Em nota oficial, sua assessoria declarou o seguinte:

“Com essas ações, queremos que os pais em todo o mundo saibam que a segurança sempre será a pedra angular de nossa missão, que estamos comprometidos com esses valores e que continuaremos a priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos bebês e crianças que usam nossos produtos.”

Continua após a publicidade

Ainda assim, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), já deu abertura às investigações. “Caso a fabricante tiver feito recall no exterior, mas não adotar a mesma política no Brasil, não estão descartadas medidas sancionatórias” disse Luciano Timm, titular da Senacon, ao jornal O Globo.

O Inmetro também foi consultado sobre o assunto e informou que planeja se reunir com a Fischer-Price para obter informações sobre a presença dos modelos no Brasil e dos procedimentos que serão adotados aqui, considerando o risco identificado nos Estados Unidos. O órgão explicou que, apesar de não ser regulamentado pelo instituto, o produto está incluído no escopo regulatório.

Leia também: Casos de miopia aumentam e o motivo é o estilo de vida das crianças

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.