Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casos de miopia aumentam e o motivo é o estilo de vida das crianças

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema já pode ser considerado epidemia em alguns países

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 09h52 - Publicado em 13 abr 2019, 14h41

O aumento dos casos de miopia está preocupando os médicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema já é considerado epidemia em alguns países. Os oftalmologistas alertam que o crescimento da população míope pode estar relacionada com o estilo de vida das crianças. As informações são do G1.

A OMS prevê que, em 2020, cerca de 35% da população mundial esteja sofrendo com a miopia e, em 2050, esta porcentagem chegue a 52%. No sudeste da Ásia, estima-se que 90% dos jovens sejam míopes.

A miopia é um erro refracional causado pelo crescimento excessivo do olho e pode estar relacionada a genética. Esse pensamento era exclusivo até pouco tempo atrás, mas, hoje em dia, a comunidade científica já pode afirmar que o nosso estilo de vida também contribui para a epidemia.

Em especial, o modo como as crianças vivem atualmente é um poderoso fator para a disseminação da miopia.

(Pollyana Ventura/Getty Images)

“Nossas crianças vivem fechadas, brincam pouco do lado de fora. Além disso, ficam cada vez mais tempo com os olhos voltados para telas de smartphone, tablet ou televisão”, alerta a oftalmologista Tania Schaefer, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Esse isolamento em ambientes fechados prejudica não somente a visão de longe, principal característica da miopia, mas também é danoso devido a ausência de luz solar, que auxilia na produção de dopamina, hormônio que controla o crescimento do olho.

Continua após a publicidade

Não dormir o suficiente também favorece a miopia. O hormônio do sono, a melatonina, também é importante para manter o tamanho do olho saudável. Portanto, o ciclo circadiano – de dia e noite, luz e escuridão – deve ser respeitado.

“São fatores combinados que estão criando essa epidemia. No Brasil, ainda não temos índices que assustam (são 35 milhões de brasileiros míopes, estima o Ministério da Saúde) pois somos um país que geneticamente tem o olho pequeno, mas está havendo uma reversão e isso nos deixa muito preocupados”, explica Schaefer.

Cuidados na infância e prevenção

Exceto as de origem genética, quase todas as prováveis causas da miopia são evitáveis. Uma boa forma de prevenir a condição é permanecer mais tempo em ambientes abertos.

“Recomenda-se que as crianças passem pelo menos uma hora ou uma hora e meia por dia brincando do lado de fora da porta”, aconselha a oftalmologista.

Além disso, é importante limitar o tempo de uso das telas, já que é comprovado cientificamente que a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica para a retina.

Continua após a publicidade

Entre os cuidados necessários para reduzir a miopia nas crianças está estimular brincadeiras ao ar livre; estipular um tempo de exposição para o uso de aparelhos eletrônicos durante a infância; ensinar os filhos a não usarem os celulares ou tablets antes de dormir; e, por fim, não instalar equipamentos de televisão e computador no quarto da criança.

Leia mais: Pílula anticoncepcional masculina significa liberdade para as mulheres?

+ Ela achava que podia ter tumor no útero, mas está grávida de quintúplos

Siga CLAUDIA no Youtube

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.