Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cuidados essenciais para ter com os pets durante o inverno

Nesta estação, é preciso redobrar a proteção com o animal de estimação e observar ainda mais de perto o seu comportamento

Por Priscila Doneda
Atualizado em 20 jan 2020, 11h50 - Publicado em 21 jun 2017, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais durante a estação. Para manter os animais de estimação saudáveis também nos dias mais frios do inverno, é necessário levar em consideração fatores que vão além das fofas roupinhas.

    Publicidade

    “No inverno, devemos redobrar os cuidados com os pets!”, alerta a Dra. Marina Bueno, veterinária da Animal Place. De acordo com a especialista, é essencial observar ainda mais o comportamento dos bichinhos para prevenir e combater certas doenças.

    Publicidade

    “Animais que sentem mais frio tendem a procurar lugares quentes com maior frequência. Além disso, eles podem diminuir a ingestão de comida e água e passam boa parte do dia deitados e apáticos”, observa a Dra. “Na presença de doenças respiratórias, alguns podem ter tosse, espirros e até secreção nasal e ocular”, relata.

    Por isso, se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou observar qualquer um desses sinais, procure imediatamente uma clínica veterinária, combinado?

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    (Gumpanat/ThinkStock)

    Cuidados essenciais para ter com os pets no inverno, listados pela Dra. Marina Bueno 

    No caso de pets mais velhos, a saber, a responsabilidade é ainda maior. “Os animais idosos acabam sentindo ainda mais o impacto do frio. Com o sistema imunológico já não respondendo tão bem pela idade, nessa época, acontece o aumento na incidência de algumas doenças, como a traqueobronquite canina, rinotraqueíte viral felina e problemas osteoarticulares”, ressalta a profissional. “Por isso, eles precisam de cuidados mais especiais, como roupinhas bem quentes, e podem até precisar fazer uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos”, explica a especialista.

    Assim como no caso dos pets idosos, os filhotes também são muito afetados durante a estação. “Para eles, além dos cuidados com aquecimento, alimentação e horários de passeio e banho, a vacinação é de extrema importância”, finaliza a veterinária.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.