Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como escolher a melhor escola para o seu filho

Saiba quais são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a escolha do seu filho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 11h42 - Publicado em 28 set 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chegou a hora de decidir onde matricular o seu filho?
    Foto: Getty Images

    Ao procurar uma escola para o seu filho, avalie todos os quesitos abaixo, dos quais o mais importante é o projeto pedagógico. Alguns itens devem ser considerados somente para um determinado segmento. Eles estão identificados pelas siglas: EI (Educação Infantil), EFI (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) e EF II (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano). Confira:

    Projeto pedagógico: como avaliar

    · Quais são as metas da escola em curto e longo prazo? Por exemplo, neste ano em que o seu filho estará entrando, a ênfase será na leitura, já no longo prazo, a meta é formar alunos críticos e conscientes.

    · O que a escola mais valoriza na formação do aluno: conhecimento? Habilidades específicas? Valores? Socialização?

    · Como são as aulas? Que materiais são usados (lousa, retroprojetor, computador) e que tipo de dinâmica (realizam trabalhos em grupo ou individuais)? A variedade pedagógica é estimulante.

    Continua após a publicidade

    · São feitos trabalhos que envolvem mais de uma disciplina, como um projeto de biologia que trata também de saúde, preservação, geografia? Essa é uma tendência que ajuda na assimilação dos conteúdos e na formação de um espírito crítico.

    · Como é feita a avaliação? A periodicidade, a fórmula de cálculo das notas, a possibilidade de recuperação e o tipo (escrita, oral, em grupo)?

    · Há mecanismos de recuperação ou de reforço? Há plantões de dúvidas?

    · Qual é a conduta da escola em caso de indisciplina e problema de aprendizagem?

    · O projeto de ensino prevê atividades extras, tais como olimpíadas esportivas, feira de ciências, visitas programadas, estudos do meio, exposição de artes?

    Continua após a publicidade

    · Há iniciativas para a orientação de estudos, incentivo à leitura e formação de valores (solidariedade, ética, diversidade…)?

    · Como a escola trata assuntos importantes, tais como: notícias de repercussão nacional, doenças graves, desastres naturais…?

    · Qual é o desempenho dos alunos no Ideb, no Enem e no vestibular?

    · Como a família pode acompanhar tudo o que é realizado na escola? Há reuniões com os pais, dá para conversar com a coordenação ou com os professores, ocorrem festas e eventos para toda a comunidade escolar?

    Necessidades da família e dos alunos

    Continua após a publicidade

    · Quanto custa?

    · Informe-se sobre o valor da mensalidade, da taxa de material, do uniforme, dos livros extras e dos passeios programados. É preciso que tudo caiba no seu orçamento.

    · Horário de funcionamento

    · Há compatibilidade com os horários desejáveis para a família?

    · Flexibilidade de horários: o meu filho pequeno não conseguiu acordar, ele pode chegar um pouco mais tarde? O meu filho está indisposto, posso buscar mais cedo?

    Continua após a publicidade

    · Atrasei no trabalho, há quem cuide da criança até eu chegar à escola? (EI)

    · O meu filho pode ficar na escola em período integral a semana toda ou só em alguns dias, conforme a necessidade da família? (EI e EF)

    Distância de casa, trajeto a ser feito

    · É desaconselhável um trajeto longo (pela distância ou pelo tempo de percurso).

    Segurança

    Continua após a publicidade

    Do local da escola:

    · A escola está numa rua segura? Fica próxima a regiões de maior risco?

    · Tem equipe de segurança nas proximidades?

    · Existem faróis e faixas para a travessia de pedestres nas redondezas?

    · Há estacionamento interno ou nas proximidades?

    Dentro da escola:

    · Observe a presença ou a ausência de dispositivos de segurança interna, tais como grades nas janelas, escadas perigosas, móveis adequados, disposição dos brinquedos do pátio etc. (EI e EF I)

    · Há enfermaria? Em caso de acidente, a escola tem como encaminhar o meu filho a um pronto-socorro?

    Infraestrutura e higiene

    Visite as escolas preferencialmente num dia de funcionamento regular, para observar o ambiente (relação entre alunos ou entre professores e alunos, organização, normas disciplinares, convivência autoritária ou amistosa etc.).

    · Observe condições de higiene, conservação, ventilação e luminosidade.

    · Observe a relação do tamanho da sala para o número de alunos.

    · Há infraestrutura para os dias de chuva?

    · Os laboratórios e a biblioteca estão adequadamente equipados?

    · O mobiliário e os banheiros são adaptados para as crianças? (EI e EF I)

    · Há equipamentos adequados para higiene (troca de fralda, banho)? (EI)

    · Há computadores e recursos técnicos?

    · Há playground, tanque de areia e brinquedos no pátio? (EI e EF I)

    · Há refeitório e lanchonete? Observe a qualidade da merenda escolar. (EI e EF I)

    · A escola tem condições de separar crianças de diferentes faixas etárias na hora do recreio?

    Recursos humanos e estrutura pedagógica

    · Além do diretor, há coordenador pedagógico ou coordenação por área de estudo?

    · Qual é a formação dos professores?

    · Existem auxiliares de classe? (EI)

    · Qual é a equipe de apoio da escola (monitores, auxiliares administrativos, técnicos especializados, serventes)?

    · A escola adota algum material pedagógico? Na educação infantil é preciso ter brinquedos pedagógicos (quebra-cabeça, jogos de encaixe, fantasias, massinha…). Na adolescência, materiais de laboratório, programas de computador, livros… (EF)

    Funcionamento da escola

    · Informe-se sobre as condições do ingresso: exames de admissão, documentos para a matrícula e normas para a transferência.

    · Conheça o funcionamento da escola, avaliando cada item conforme o seu custo/ benefício.

    · Compreenda a relação da escola com a família e os mecanismos de negociação e diálogo. Entenda a hierarquia e descubra quem procurar e em qual momento. O contato deve ser por telefone, e-mail ou pessoalmente? Se a criança perdeu um casaco ou voltou machucada, com quem falar?

    · Conheça as normas da escola, a sua rotina e a previsão de atividades.

    · Informe-se sobre o esquema de adaptação das crianças. É possível permanecer na escola? Onde você ficaria? O que falar para as crianças? Existem escolas que arrancam o filho do colo da mãe, enquanto outras tem um esquema antissofrimento, que prepara os pequenos para encarar o novo ambiente. (EI e EF I)

     

    Consultoria: Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da educação, de São Paulo (USP).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.