Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A criança de hoje é o futuro de amanhã

Atitudes que garantem a harmonia entre você e seu pequeno

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 01h50 - Publicado em 9 set 2014, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Educar não precisa ser uma tarefa complicada. Jogar limpo e optar sempre pela verdade é a melhor opção e exemplo para os filhos. Listamos algumas atitudes que vão garantir a harmonia entre você e seu pequeno. Confira:

    1 – Fale a verdade

    Quando a bronca é necessária, não minta. Não é preciso inventar um motivo ou situação para dizer ao seu filho que ele está fazendo algo de errado. O “não” também demonstra carinho, preocupação e amor, quando aplicado com propriedade. Seja objetiva e explique toda a situação real paraa criança entender.

    2 – Explique o porquê das coisas

    “Filho, o carro só vai ligar se você colocar o cinto.” Com certeza, você já deve ter utilizado tal expressão alguma vez. Pois saiba que a melhor opção é falar a verdade: “o cinto de segurança serve para protegê-lo, caso ocorra um acidente”. Informar a realidade das circunstâncias ajuda a conscientizar os pequenos para situações futuras – como quando, por exemplo, eles descobrirem que o carro funciona, sim, sem o cinto estar preso.

    Continua após a publicidade

    3 – Respeite as regras

    Se você, alguma vez, estipulou alguma regra para o seu filho, não a quebre. Um exemplo fácil é quando não permitimos que ele coma assistindo à televisão ou que não durma depois de determinado horário. Mas aí vale o exemplo: se você pode fazer, porque ele também não pode? O seu exemplo é a melhor situação e é nele que o seu filho vai se inspirar para ser uma pessoa melhor.

    4 – Imponha limites

    Como citado acima, o “não” muitas vezes demonstra carinho e amor, conceitos-chave para a educação. Nos sete primeiros anos de vida, a fase construtor, quando as bases da personalidade são estabelecidas, o uso do “não” é crucial. Muitos pais não querem ser autoritários e, por isso, acabam “afroxando” nos limites. Criá-los, no entanto, é necessário.

    Continua após a publicidade

    A cada vez que você nega algo e depois permite, perde autoridade com o pequeno e, para eles, a referência é tirada. Com isso, eles entendem que a birra vence. O resultado? Falta do seu controle e do amadurecimento dele.

    Orgulho

    Quer compartilhar alguma atitude do seu filho que você se orgulha? A Del Valle criou o Mural do Orgulho com essa função. A ideia é enviar uma foto de seu pequeno com uma frase, contando por que ele contribui para um mundo melhor. Essa foto concorrerá a participar da campanha publicitária de Del Valle.

    Nota: Se você quiser ver o seu filho no filme da próxima campanha de Del Valle, participe até 14/9. Entre 15/9/2014 e 31/10/2014, ainda será possível o envio de fotografias para o Mural do Orgulho (se forem aprovadas pela moderação). Porém, nesse período, as fotos enviadas não concorrerão ao direito de fazerem parte da próxima campanha de Del Valle Mais.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.