Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

8 dicas para evitar stress durante as viagens com o bebê

Mães compartilham dicas para que a viagem com o bebê e com a família seja tranquila e proveitosa

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 19h21 - Publicado em 13 out 2010, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mães devem pensar em todos os detalhes antes de colocar o pé na estrada
    Foto: Getty Images

    Publicidade

    Organização e planejamento antes da viagem de carro, ônibus ou avião garantem o sucesso do trajeto a ser percorrido. Sempre que possível, dê preferência aos horários noturnos para que a criança durma durante o percurso.

    Publicidade

    Fale com o pediatra
    “Converso com o pediatra antes de viajar e levo duas farmacinhas: uma alopática e uma homeopática, com a indicação do médico de quando usar o quê. E tenho um kit de segurança, com protetores de tomada e de cama para colocar nos quartos dos hotéis.”
    Débora, 33 anos, professora, mãe de Amanda, 1 ano e 8 meses

    Respeite horários
    “Procuro manter a rotina do Antonio quando estamos em férias. Respeito os horários de alimentação, banho e sono. Eu e meu marido temos consciência deque as viagens não são como antes, com liberdade para fazermos tudo o que quisermos e sem demandas, mas curtimos mesmo assim.”
    Cecilia, administradora, 34 anos, mãe de Antônio, 1 ano e 7 meses

    Dê conforto ao bebê
    “Nas viagens não pode faltar o paninho de dormir do meu filho! Levo também o travesseiro e os brinquedos preferidos para ele se sentir em casa. Quando ele era menor, eu carregava papinhas congeladas, pois tinha receio da qualidade da comida dos hotéis em relação a temperos, sal e higiene.”
    Helena, 40 anos, farmacêutica, mãe de Pedro, 1 ano e 7 meses

    Preparo da papinha
    “Viajo muito com minha filha. Acostumei a dar a papinha e a mamadeira na temperatura ambiente – nem morna nem quente. Assim, posso alimentá-la em qualquer lugar, sem me preocupar em procurar um local para esquentar a comida.”
    Beatriz, 36 anos, dentista, mãe de Manuela, 2 anos

    Programe-se de acordo com o bebê “Tenho casa na praia e percebi que viajar de dia com meu filho era muito complicado, porque ele é bem agitado. Passei, então, a ir à noite, no horário que estou acostumada a colocá-lo no berço. Dou a mamada, entramos no carro e o Pedro Paulo vai dormindo o trajeto inteiro. De manhã, ele acorda e vai para a areia se divertir – sempre com muito protetor solar e, mesmo assim, até as 10 horas da manhã ou a partir das 16 horas” Tatiana, 27 anos, hoteleira, mãe de Pedro Paulo, 1 ano

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Separe tudo com antecedência
    “Eu me organizo antes de deixar a casa. No dia anterior, faço uma lista com todos os itens que vou precisar durante a viagem. Separo por assunto – vestuário (peças para frio e calor, pois a temperatura pode mudar), produtosde higiene e alimentação e brinquedinhos. O ideal é arrumar tudo e checar mais uma vez antes de sair. Vale a pena o trabalho, pois evita o aborrecimento de descobrir, tarde demais, que esqueci alguma coisa importante.”
    Carolina, 26 anos, bióloga, mãe de Iara, 1 ano

    Leve os brinquedos
    “Para evitar o tédio na viagem, coloco um DVD para minha filha assistir durante o período em que ela fica no carro. O preferido dela é o Cocoricó. Levo também livrinhos e brinquedos para distraí-la e ofereço água e alimentos leves, como frutas e bolachas. Em trajetos mais longos, paro a cada duas horas, por uns 15 minutos, para que ela possa se movimentar um pouco.”
    Ana, 34 anos, advogada, mãe de Gabriela, 1 ano e 9 meses

    Nas viagens de avião
    “Na primeira viagem de avião de Luiza, ela tinha apenas 4 meses. Tive medo de que minha filha sentisse dor de ouvido por causa da mudança de pressão atmosférica. Conversei com o pediatra e ele me orientou a dar de mamar ou oferecer a chupeta na hora da decolagem e do pouso. O ato de sugar alivia a sensação de dor. Fiz isso na ida e na volta e não tivemos nenhum problema. Ao contrário, ela adorou a viagem!”
    Márcia, 35 anos, professora, mãe de Luiza, 1 ano e 5 meses

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.