Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Testes genéticos promovem autoconhecimento, qualidade de vida e bem-estar

Resultados apontam propensões do nosso organismo de reagir aos alimentos, predisposições físicas, entre outras características genéticas

Por Abril Branded Content
Atualizado em 28 nov 2022, 10h47 - Publicado em 23 nov 2022, 17h14

Quando um bebê nasce, muito se brinca que ele poderia vir com um “manual de instrução”, para tornar mais fácil e assertiva a vida dos pais. Seguindo a mesma linha, imagine ter acesso a um mapeamento do seu DNA dando pistas sobre como seu organismo funciona e que indique, de forma personalizada, quais as melhores escolhas em saúde e bem-estar para você. Por meio dos testes genéticos, conhecer suas predisposições já é realidade.

Em meados de 2022, Marinalva Fagundes, de 55 anos, se interessou em fazer o teste para saber mais sobre sua ancestralidade, mas ficou impressionada com a quantidade de outras informações que recebeu sobre si mesma.

“Na época, meus exames de rotina estavam todos ruins. Eu precisava emagrecer, mas não conseguia, estava estagnada. Quando li o resultado do meu teste genético, fiquei impressionada com a parte da alimentação, que indicava que eu deveria seguir uma dieta com pouca gordura e não totalmente sem açúcar, como eu estava fazendo. Resolvi testar essa mudança e, de lá para cá, consegui emagrecer o que precisava e manter uma dieta mais adequada às minhas necessidades”, conta a aposentada.

Um plano alimentar para cada DNA

A nutrigeneticista Ariana Rocha explica que esse tipo de situação é comum. Isso porque o teste genético é capaz de apontar até mesmo a resposta do organismo a determinados tipos de alimentos. “Muitas pessoas passam a vida toda seguindo dietas da moda e lutando contra a balança e não veem resultado algum, porque estão seguindo uma conduta errada para o seu organismo. Por meio do teste, é possível entender se aquela pessoa tem propensão a ter um IMC mais elevado mesmo fazendo a dieta low carb, por exemplo”, diz.

Dra Ariana Rocha
(Dra Ariana Rocha, nutrigeneticista/Divulgação)

Os resultados de Marinalva, contudo, vão muito além do emagrecimento. “Eu tinha sido diagnosticada com diabetes e estava tomando vários remédios para controlar outros problemas. Por meio da reeducação alimentar proporcionada pelo teste genético, eu melhorei muito a minha saúde. Consegui controlar o diabetes e hoje tomo apenas um remédio, para o coração. Me sinto muito mais disposta e até voltei a fazer exercícios”, revela.

O teste genético analisa mais de 70 características associadas ao DNA, fora as análises de ancestralidade e busca de parentes. Permite conhecer melhor o metabolismo do corpo e indica também se a pessoa tem algum gene associado à obesidade e outras condições. Além disso, revela como o organismo armazena gordura, responde à saciedade e à fome emocional e se há predisposição para desenvolver intolerância à lactose e sensibilidade à cafeína ou sofrer com a deficiência de vitaminas e minerais.

Todas essas informações facilitam, inclusive, o manejo dos médicos. “Um caso que demoraria de seis meses a um ano para chegar a bons resultados pode ser resolvido já nas primeiras consultas, com o uso desses indicativos. Se o teste for bem interpretado, se tornará sinônimo de menos sofrimento para as pessoas”, afirma a nutrigeneticista.

Teste genético fácil, rápido e indolor

O teste é feito de forma simples e prática: o cliente faz a compra pela internet, recebe o kit em casa e segue as instruções da embalagem para fazer a própria coleta. “A pessoa recebe dois swabs, que devem ser passados na parte interna da bochecha e colocados em um envelope. Nós retiramos ou a pessoa nos envia a coleta e, em cerca de 45 dias úteis, o resultado está pronto, de forma online”, explica Ricardo Di Lazzaro, médico especialista em genética e cofundador da Genera, laboratório que trouxe a tecnologia dos testes genéticos para o Brasil em 2010.

Continua após a publicidade
Ricardo Di Lazzaro, médico especialista em genética e cofundador da Genera
(Ricardo Di Lazzaro, médico especialista em genética e cofundador da Genera/Divulgação)

Hoje, os clientes da empresa podem ter acesso a três tipos de resultados: a ancestralidade, que mostra sua porcentagem de DNA das diferentes regiões do mundo e por meio do qual é possível, inclusive, encontrar parentes; a parte de saúde, que mapeia o risco de desenvolver determinadas doenças ao longo da vida, além de avaliar riscos e eficiência do uso de medicamentos; e bem-estar, que inclui, além de nutrição, informações sobre atividade física, envelhecimento, cuidados com a pele e tendências de comportamento.

“É possível descobrir se a pessoa funciona melhor durante o dia ou à noite, se tem tendência a ser mais preocupada, se lida bem com o estresse, se tem impulsividade, propensão ao alcoolismo e até algumas curiosidades, como se a cera de ouvido do indivíduo é mais molhada ou mais seca. No fim das contas, é uma grande oportunidade de autoconhecimento em escala, permitindo que as pessoas adotem cuidados personalizados”, aponta.

A empresa já realizou mais de 200 mil análises de DNAs e é a plataforma com a maior base de dados genômicos da América Latina. A Genera desenvolve, também, parte de suas próprias tecnologias e ferramentas para tornar o teste cada vez mais completo, além de ter a preocupação de não apenas mostrar os resultados do teste aos clientes, mas disponibilizar conteúdos para que as pessoas entendam o que aquele indicador quer dizer.

“Por meio da nossa plataforma, a pessoa pode ver, por exemplo, que tem uma alta probabilidade de ter doença celíaca. Então explicamos o que é a doença, como pode ser prevenida, quais alimentos evitar. É muito importante que esses dados possam ser compreendidos, para que as pessoas não guardem esse resultado na gaveta, mas que tenham mais qualidade de vida por conta dele.”

Continua após a publicidade

Atualmente, em 2022, os testes genéticos podem ser encontrados por valores entre 199 reais, com o pacote mais básico, e 799 reais, com o mais completo. No mês de novembro, porém, a Genera está oferecendo 50% de desconto em alguns de seus pacotes. Para conferir as opções, acesse o site da marca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.