Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sabia que o sol pode te ajudar a dormir melhor?

Isso acontece por causa do ritmo circadiano. Entenda como ele funciona.

Por Júlia Warken
Atualizado em 7 Maio 2020, 15h14 - Publicado em 23 abr 2020, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um quarto escuro continua sendo o ambiente ideal para quem busca dormir bem, mas o sol pode ser um grande aliado se você costuma ter dificuldades para pegar no sono durante a noite. Isso porque a luz solar está diretamente relacionada ao chamado ritmo circadiano, que é um dos responsáveis por regular o nosso ciclo biológico.

    Publicidade

    Cada vez mais, a insônia faz parte da vida das pessoas, especialmente das que moram em centros urbanos. A boa notícia, é que pequenas mudanças na rotina podem ajudar nessa questão. E passar um tempinho sob o sol é uma delas.

    Publicidade

    O ritmo circadiano é o período de 24 horas que regula o funcionamento do nosso organismo – e o de vários outros seres vivos. Ele é responsável por “ensinar” ao organismo que durante o dia devemos estar despertos e que a noite serve para o descanso. A luz solar é um agente que facilita esse aprendizado, fazendo com que o corpo consiga “acertar o relógio interno”. E, se ele está regulado, o sono vem mais facilmente.

    Publicidade

    Andrea Bacelar, neurologista especializada em medicina do sono, explica que o ideal é unir exposição solar + atividades físicas. A prática de exercícios também tem impacto na vida de quem busca dormir melhor e, se você puder exercitar-se enquanto pega sol, melhor ainda. “O ideal é não praticar exercícios à noite. Recomendo um intervalo de no mínimo quatro horas entre a atividade física e o momento de ir para a cama”, ressalta a médica.

    Continua após a publicidade

    O motivo é o fato de que a atividade física ajuda na liberação do cortisol, conhecido como “hormônio do alerta”. Essa liberação também ajuda a alinhar o ritmo circadiano, mas costuma gerar insônia em quem pratica exercícios durante a noite. 

    Publicidade

    É lógico que a insônia muitas vezes está atrelada a questões complexas, que exigem acompanhamento médico. Mesmo assim, Andrea aconselha que as pessoas deem uma chance a algumas dicas simples que podem gerar resultados. Veja quais são as indicadas pela neurologista:

    Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.