Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mel de Manuka: 7 benefícios do alimento que promete cuidar da saúde e da beleza

Original da Oceania, o líquido dourado é rico em vitaminas e atua no combate de doenças. Entenda melhor:

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 28 out 2016, 14h39 - Publicado em 27 Maio 2015, 16h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • De uma flor chamada Manuka, as abelhas retiram um pólen altamente nutritivo e produzem uma variedade de mel rica em benefícios. Original da Oceania, o líquido dourado promete ainda mais vantagens ao corpo, capazes de turbinar a saúde e auxiliar nos cuidados de beleza. Conheça alguns deles:

    Publicidade

    Amigo da boa digestão

    Pesquisas realizadas na Universidade da Nova Zelândia examinaram as propriedades probióticas do alimento. Uma parcela dos carboidratos contidos no mel de Manuka é aproveitada no intestino delgado, enquanto o restante passa sem digestão até o intestino grosso.  Esse processo estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no organismo e elas, por sua vez, melhoram a digestão e evitam o acúmulo de toxinas. 

    Publicidade

    Fonte de energia

    A glicose contida no mel é rapidamente absorvida pelo corpo e torna-se uma fonte quase instantânea de energia. Por outro lado, o consumo deve ser controlado para pacientes com diabetes.

    Reforço para o sistema imunológico

    O alimento também é rico em minerais e vitaminas – como as dos tipos B, C e E. Quando associadas, essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, previnem o desenvolvimento de doenças.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Adoçante natural

    O “Manuka Honey”, como também é conhecido, tem apenas 21 calorias por colher de chá. Além disso, também conta com um poder adoçante superior ao do açúcar – isso significa que é preciso usar uma quantidade menor para alcançar a doçura desejada.  

    Ação antibacteriana 

    Cientistas da Universidade de Sydney, Austrália, descobriram que esse mel contém uma substância altamente tóxica para bactérias. O elemento também seria contraindicado para seres humanos, não fossem pelos outros componentes do Manuka, que anulam tal ação prejudicial. Os estudiosos esperam que, no futuro, produtos esterilizados à base desse mel possam substituir pomadas no tratamento de afecções de pele.

    Publicidade

    Efeito hidratante

    Assim como outras versões do mel, esse produto tem a capacidade de tratar a pele. Aplicar uma quantidade generosa sobre a pele tem poder regenerador e deixa a superfície lisinha.  A vantagem é que, por ser rico em antioxidantes, ele neutraliza os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce.

    Continua após a publicidade

    Que tal experimentar? Confira como usar o mel a favor da pele e dos cabelos.

    Publicidade

    Esfoliante natural

    Se usado com açúcar ou aveia, o mel também funciona como um potente esfoliante corporal. Exatamente por isso, a indústria cosmética já adicionou esse composto aos produtos de beleza. Veja alguns aqui.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.