Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dormir de barriga para cima causa pesadelos?

Psiquiatra esclarece se a posição realmente provoca pesadelos e paralisias do sono

Por Kalel Adolfo
3 jun 2023, 07h50

Você já deve ter ouvido falar que dormir de barriga para cima provoca pesadelos, certo? E apesar de soar como uma lenda urbana, há um fundo de verdade nessa teoria. Pelo menos é o que explica Danielle Admoni, psiquiatra geral e preceptora na residência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). “A posição que dormimos tem bastante interferência em nosso sono”, afirma.

A doutora exemplifica: “Se uma mulher está grávida, definitivamente será melhor que ela deite para o lado esquerdo ou direito. Para quem tem questões gástricas, dormir para o lado esquerdo pode trazer alívio. Já os pacientes com hérnia discal ou apneia podem ser beneficiados ao ir para a cama de barriga para baixo. Cada posição irá melhorar ou piorar a noite da pessoa”, explica.

E aí, temos pesadelos dormindo de barriga para cima?

Segundo a psiquiatra, dormir de barriga para cima piora a qualidade do sono de quem sofre com alguma obstrução nasal, como desvio de septo ou rinite. “Pacientes com apneia também são prejudicados por essa posição. Então, nestes casos, dormir de barriga para cima prejudica o sono, levando sim a quadros de pesadelos e microdespertares, que dão aquela sensação de cansaço ao amanhecer”, revela.

Isso também traz a sensação da paralisia do sono, muito associada à posição. “Quem dorme desta forma sofre um aumento de pressão abdominal, o que provoca a impressão de paralisia. E claro, além disso, os quadros de ronco, gerados pela obstrução nasal, são potencializados”, pontua.

Portanto, caso você se enquadre neste perfil (com obstruções nasais e apneia), é melhor dormir em outras posições.

Continua após a publicidade

Existe uma posição que diminui os pesadelos?

Sleepy Good Night GIF - Find & Share on GIPHY

Seria maravilhoso se tivéssemos uma posição que garantisse uma noite de sono calma (e sem pesadelos). Porém, Danielle esclarece que não é assim que funciona: “A posição ideal varia de acordo com cada tipo de corpo e questão de saúde que temos. Porém, há estudos comprovando uma maior incidência de pesadelos ao dormirmos de barriga para cima”, reitera.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.