Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cantora Tiê revela que sofre de vitiligo e lúpus

A paulista contou os detalhes durante o programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 14h38 - Publicado em 25 fev 2016, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A cantora Tiê revelou sofrer com duas doenças autoimunes: vitiligo e lúpus. A estrela contou sobre a descoberta do problema durante o programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo.

    Publicidade

    Segundo a paulista, as manchas, sintomas de vitiligo, começaram a aparecer na adolescência. Por isso, foi um período sofrido, com muito preconceito na época, já que trabalhava como modelo. “Veio na adolescência, quando eu comecei a modelar, então foi super delicado. Primeiro, porque quando o assunto são as doenças autoimunes, ninguém sabe muito bem como lidar. Apesar de ser clarinha e de não tomar sol desde os 12, as pessoas têm preconceito, ficam com aflição. Sofri por anos até que resolvi desencanar.”

    Publicidade

    O que é vitiligo?

    O vitiligo destrói o melanócito, a célula que produz melanina, pigmento que colore a pele. As razões do surgimento da doença são desconhecidas. Alguns especialistas acreditam que o próprio organismo criaria anticorpos contra os melanócitos, destruindo-os. A genética também parece contar: cerca de 30% dos pacientes apresentam antecedentes na família.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sabe-se ainda que melanócitos e células nervosas têm a mesma origem embrionária. Depois de formados, os melanócitos se instalam na pele. “Suspeita-se que eles continuem respondendo aos estímulos de neurotransmissores e, quando isso acontece, sofrem danos”, esclarece a dermatologista Maria Valéria Bussmara Pinheiro, de São Paulo. Essa relação com o sistema nervoso explicaria o porquê de 90% dos surtos de vitiligo ocorrerem em momentos de tensão.

    “O tratamento estimula os melanócitos a migrar da pele normal para as áreas brancas”, diz a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Se é precoce, o resultado é mais rápido.

    Publicidade

    Lúpus

    Tiê também comentou sobre a descoberta  do lúpus, aos 26 anos, e o difícil processo da doença. “Eu já estava com 26 e quase morri. Tive um câncer no pulmão. Foi importante, porque foi desse processo que eu comecei a compor – até falo em uma música que ‘o saldo foi mais positivo do que mil divãs’. Por ter sentido tanta dor e ter passado por isso, eu me livrei de uma pressão, de um perfeccionismo, e passei a compor do meu jeito, muito simples e sincero. Foi assim que eu me aceitei, precisei me encontrar”, relembrou.

    Continua após a publicidade

    O que é lúpus?

    Publicidade

    O lúpus é uma doença é inflamatória. O sistema imunológico do doente fica confuso e produz anticorpos que atacam células e tecidos de seus próprios órgãos, provocando a inflamação. Em situações mais graves e raras (menos de 1% dos casos), o mal pode levar a alucinações e comportamentos psicóticos.

    A evolução da doença é imprevisível, com períodos de sofrimento e melhora em movimento constantemente. Embora seja conhecido desde a Idade Média, o lúpus permanece cercado de enigmas. Sabe-se, por exemplo, que 90% das vítimas são mulheres, e que 80% delas desenvolvem a doença entre os 15 e os 45 anos. Outro mistério é que a incidência é muito maior em populações com características étnicas específicas, como negros e descendentes de asiáticos. Em outras partes do mundo, porém, não há dados que indiquem maior vulnerabilidade deste ou daquele grupo.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.