Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bebida muito quente pode aumentar risco de câncer de esôfago, diz estudo

Especialistas fazem alerta sobre perigos de consumir bebidas com temperatura muito alta

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 15h17 - Publicado em 23 jul 2019, 14h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No inverno, é comum tomarmos bebidas bem quentinhas para tentar amenizar o frio. No entanto, essa prática pode trazer riscos a nossa saúde. Alguns estudos sugerem que beber bebidas em alta temperatura (acima de 65ºC) pode aumentar o risco de câncer de esôfago.

    Publicidade

    A informação foi revelada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016. A pesquisa uniu um grupo de trabalho de 23 pesquisadores de 16 países e teve como base mais de mil estudos observacionais e experimentais.

    Publicidade

    VEJA os assuntos que mais estão bombando nas redes sociais

    De acordo com a agência, o consumo de bebidas acima de 65 graus foi classificado como “provavelmente carcinogênico para humanos”.

    Publicidade

    Mas o que isso significa? Bebidas muito quentes, como chás e café, podem facilitar o desenvolvimento de carcinoma epidermoide de esôfago, o tipo de câncer de esôfago encontrado em 90% dos brasileiros diagnosticados com a doença – a maior incidência é na Região Sul, devido, principalmente, pelo consumo de chimarrão.

    Continua após a publicidade

    No entanto, é preciso ressaltar que o problema não é a bebida em si, mas a alta temperatura, que acelera o processo de carcinogênese, por causar lesão na mucosa do esôfago. “A bebida quente causa lesão na mucosa do esôfago. E o que se dá é uma combinação de fatores de risco, com a associação da lesão ao tabagismo e o etilismo. Noventa por cento dos pacientes com câncer de esôfago no Brasil são tabagistas e etilistas”, explicou Luis Felipe Ribeiro Pinto, vice-diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e membro do conselho científico do IARC.

    Publicidade

    Dessa forma, não é necessário que as pessoas deixem de beber chá, chimarrão ou café e, sim, esperar alguns minutos para que a temperatura caia.

    Então, qual é a temperatura ideal?

    De acordo com o INCA, é preferível que se tome bebidas em temperaturas de 55ºC ou, pelo menos, 60ºC. Para chegar nessa temperatura, desligue o fogo quando iniciar a formação de bolhas gasosas no fundo da panela ou chaleira, ou seja, quando o líquido começar a ferver.

    Publicidade

    “O ideal é que após a fervura, o recipiente com o líquido quente seja colocado sobre uma superfície fria por cerca de cinco minutos para só então ser consumido”, explica Luis Felipe.

    Continua após a publicidade

    A pesquisa ainda aponta que, em temperaturas normais, a ingestão de café e mate não possui efeito cancerígeno para tumores de mama, próstata e pâncreas, enquanto para os tumores de fígado e endométrio, o consumo de café possui um efeito protetor.

    Publicidade

    De acordo com artigo publicado na revista científica The Lancet Oncology, em estudos de laboratório, a ingestão de água muito quente, entre 65 e 70 graus, aumentou a incidência de tumores de esôfago em camundongos e ratos.

    Leia também: Erro médico faz mulher retirar os seios mesmo sem ter câncer

    + Alerta para Caxumba: 37 casos são confirmados em São Paulo

    Continua após a publicidade

    Relacionamento abusivo: saiba se você está em um no podcast Senta Lá, CLAUDIA

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.