A dieta que ajuda a secar a barriga antes do Carnaval
Nutricionista ensina a dieta para perder barriga até o Carnaval de forma saudável, combatendo a retenção de líquidos
Com o feriado de Carnaval, muitos querem chegar na folia com a barriga seca e com o corpo trincado. Enquanto alguns se preparam desde o início do ano, a grande maioria das pessoas deixa para a última hora e acaba recorrendo à soluções improvisadas que não funcionam e que podem ser prejudiciais à saúde.
Faltando poucos dias para as festas, o foco não é perder gordura, mas sim, desinchar! De acordo com o nutricionista esportivo Raphael Souza, o corpo consegue reduzir a retenção de líquidos em um curto período de tempo — o que já gera uma diferença visível no espelho, na balança e no caimento das roupas.
Mas, afinal, o que é a retenção de líquidos?
Se você já se pesou logo ao acordar e, posteriormente, ao final do dia, provavelmente se assustou com algumas gramas ou quilos a mais na balança. Não, você não engordou! Na verdade, é comum que o corpo acumule líquidos ao longo do dia, principalmente quando consumimos sódio, álcool e alimentos ultraprocessados.
Alguns ajustes simples na alimentação têm impacto rápido e seguro na aparência corporal. “Um dos principais é aumentar o consumo de água, seguindo a orientação mínima de 35 ml por quilo de peso corporal por dia, o que ajuda a reduzir a retenção e melhorar o funcionamento intestinal”, afirma Raphael.
Além disso, o nutricionista recomenda reduzir alimentos ultraprocessados e ricos em sódio, priorizar proteínas nas refeições e aumentar o consumo de fibras. “Esses fatores contribuem para diminuir o estufamento abdominal em poucos dias”, complementa.
Cuidado com o efeito rebote!
Um dos maiores erros cometidos por quem tenta perder gordura de forma rápida é forçar um déficit calórico muito agressivo, pulando refeições, exagerando nos treinos sem o devido preparo físico e seguir dietas mirabolantes sem orientação profissional.
“Essas atitudes podem aumentar o risco de perda de massa muscular, levando ao cansaço, piora do rendimento físico, compulsão alimentar e efeito rebote logo após o Carnaval”, esclarece.
Como secar de forma saudável e eficiente
Primeiro, mantenha uma boa hidratação. Ter refeições regulares, de três em três horas, e ingerir uma quantidade adequada de proteínas, carboidratos e gorduras também ajuda. Todas essas estratégias preservam a massa muscular e evitam queda de energia, sendo medidas indispensáveis para quem deseja reduzir o inchaço até o Carnaval.
Evitar o consumo de álcool e açúcar também ajuda a diminuir retenção e a desinflamar. “Dormir bem e respeitar os sinais do corpo fazem diferença visível na aparência e na disposição em poucos dias”, acrescenta o especialista.
Dieta saudável para secar muito até o Carnaval!
Para quem quer uma solução simples e eficiente, o nutricionista Raphael Souza elaborou um plano alimentar de 1200 calorias, ideal para diminuir a retenção de líquidos e chegar com a barriga seca na folia.
Café da manhã
- 1 fatia de pão integral
- 1 ovo mexido ou cozido
- 1 fatia média de mamão
- Café ou chá sem açúcar
O mamão auxilia o funcionamento intestinal, reduzindo distensão abdominal. O ovo garante saciedade e evita picos de fome.
Lanche da manhã
- 1 banana prata pequena
- 1 colher de sopa de aveia
Banana é rica em potássio, mineral chave para equilibrar retenção hídrica.
Almoço
- Arroz branco (3 colheres de sopa)
- Feijão carioca ou preto (1 concha pequena)
- Peito de frango grelhado ou peixe (100 g)
- Abobrinha e cenoura refogadas
- Salada de folhas, pepino e tomate
- Azeite de oliva (1 colher de chá)
Pepino e abobrinha têm alto teor de água. O conjunto reduz inchaço sem gerar deficiência nutricional.
Lanche da tarde
- Iogurte natural desnatado ou integral
- 1 colher de sopa de chia ou linhaça
Ajuda no equilíbrio intestinal e inflamatório, muito ligado à retenção.
Jantar
- Omelete com 3 ovos
- Legumes cozidos
- Salada verde à vontade
Jantar leve reduz retenção noturna e melhora o aspecto abdominal pela manhã.
Ceia (opcional)
- Chá de hibisco, cavalinha ou erva-doce
Dica extra: evite excessos de gordura como óleo, azeite, manteiga ou margarina no preparo dos alimentos. Embutidos, temperos prontos, refrigerantes, adoçantes em excesso e produtos “fit” industrializados pioram a retenção de líquidos.
Onde comer bem em SP sem sair da dieta? Veja esses 15 restaurantes
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





